Projeto atenção em saúde bucal para escolares e comunidade: importância, visibilidade e contribuição para o município de Londrina
Maria Clara Pereira SALLES, Andréia BERTALHA, Stephanie Hisami Canales KATSUYAMA, Luíza Sant’Anna Correa de TOLEDO, Tânia Harumi UCHIDA, Lirian Adriana Maria Pereira da SILVA, Maura Sassahara HIGASI
Resumo
Introdução: A extensão universitária, somada ao ensino e pesquisa, são pilares no processo de formação acadêmica. Sabe-se que a integração entre comunidade e universidade é contexto favorável para a troca de conhecimentos possibilitando que todos sejam beneficiados. A dinâmica elaborada em saberes teóricos aplicados à realidade em que a comunidade está inserida, pauta-se na construção de estratégias que viabilizem mudanças sociais e permita que a experiência vivenciada seja proveitosa para os envolvidos. Objetivo: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência acerca da contribuição que o projeto de extensão “Atenção em Saúde Bucal para Escolares e Comunidade” desenvolve para o município de Londrina. Método: O projeto atua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina realizando atendimento educativo e preventivo para escolares e comunidade, tendo como meta a diminuição da incidência de doenças orais a partir da disseminação de informações sobre a importância da saúde bucal. Resultados: O projeto ocupa posição de destaque no que diz respeito à promoção da saúde bucal, uma vez que, além das atividades já desenvolvidas rotineiramente, é convidado a ministrar palestras informativas e realizar ações de prevenção e propagação da saúde bucal à empresas e eventos promovidos pela Universidade como o Calçadão da Extensão e da Cultura, Feira de Profissões da UEL e, também, pela Prefeitura do Município como o Dia da Sergipe, Dia Mundial Sem Carro, entre outros eventos, a fim de conscientizar a população alvo sobre hábitos favoráveis, instruções de higiene oral e alimentação saudável. Conclusão: A extensão, parte indissociável da formação acadêmica, permite contribuições aos alunos na troca de experiências, no contato com a comunidade e no desenvolvimento de habilidades profissionais de modo a ampliar e praticar a teoria adquirida em sala de aula; e à comunidade, que a partir do recebimento das informações propagadas, resulta em potencial alvo de possibilidades de mudanças no perfil em saúde bucal.