Revista de Odontologia da UNESP
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Resumo de Congresso

Projeto atenção em saúde bucal para escolares e comunidade: importância, visibilidade e contribuição para o município de Londrina

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Introdução: A extensão universitária, somada ao ensino e pesquisa, são pilares no processo de formação acadêmica. Sabe-se que a integração entre comunidade e universidade é contexto favorável para a troca de conhecimentos possibilitando que todos sejam beneficiados. A dinâmica elaborada em saberes teóricos aplicados à realidade em que a comunidade está inserida, pauta-se na construção de estratégias que viabilizem mudanças sociais e permita que a experiência vivenciada seja proveitosa para os envolvidos. Objetivo: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência acerca da contribuição que o projeto de extensão “Atenção em Saúde Bucal para Escolares e Comunidade” desenvolve para o município de Londrina. Método: O projeto atua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina realizando atendimento educativo e preventivo para escolares e comunidade, tendo como meta a diminuição da incidência de doenças orais a partir da disseminação de informações sobre a importância da saúde bucal. Resultados: O projeto ocupa posição de destaque no que diz respeito à promoção da saúde bucal, uma vez que, além das atividades já desenvolvidas rotineiramente, é convidado a ministrar palestras informativas e realizar ações de prevenção e propagação da saúde bucal à empresas e eventos promovidos pela Universidade como o Calçadão da Extensão e da Cultura, Feira de Profissões da UEL e, também, pela Prefeitura do Município como o Dia da Sergipe, Dia Mundial Sem Carro, entre outros eventos, a fim de conscientizar a população alvo sobre hábitos favoráveis, instruções de higiene oral e alimentação saudável. Conclusão: A extensão, parte indissociável da formação acadêmica, permite contribuições aos alunos na troca de experiências, no contato com a comunidade e no desenvolvimento de habilidades profissionais de modo a ampliar e praticar a teoria adquirida em sala de aula; e à comunidade, que a partir do recebimento das informações propagadas, resulta em potencial alvo de possibilidades de mudanças no perfil em saúde bucal.

Educação em saúde bucal; odontologia preventiva; relações comunidade-instituição.
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