E-saúde em tempos de pandemia: possibilidades para o ensino em odontologia e promoção de saúde
Karolinne Beloti SILVA, Viviane Rodrigues VILELA, Gizela Faleiros Dias COSTA, Patrícia Laguna ROSELINO, Luciana Assirati CASEMIRO, Maria Renata Abrão Camillo RODRIGUES, Ana Elisa Rodrigues Alves RIBEIRO
Abstract
Introdução: A pandemia de SARS-CoV-2 levou à suspensão das atividades regulares de ensino em saúde, exigindo inúmeras mudanças. A fim de manter a continuidade das atividades em 2020, com base na resolução 226∕2020 do CFO acerca da telessaúde como estratégia de e-saúde, o curso de Odontologia da Universidade de Franca (UNIFRAN) desenvolveu nos estágios curriculares, uma modalidade de ensino e promoção de saúde comunitária por meio de ferramentas digitais. Objetivos: Este trabalho objetivou relatar a experiência desenvolvida nos estágios curriculares, realçando novas abordagens na aprendizagem em saúde e para a promoção em saúde, com possíveis impactos sociais mesmo durante a pandemia. Material e método: As ações foram desenvolvidas pela plataforma Blackboard Collaborate Ultra em formato síncrono. Resultado: Com o advento da teleodontologia, e da E-saúde para o SUS, houve a interação ensino-serviço-comunidade, mesmo que remotamente. Foram desenvolvidos vídeos, cartazes virtuais e podcasts com temas de saúde bucal e datas do Ministério da Saúde, guiados para diversos públicos e divulgados de diversas maneiras. Ao todo, foram produzidos mais de 400 materiais educativos de saúde coletiva que chegaram às escolas, famílias e usuários de Unidades Básicas de Saúde digitalmente e em alguns casos fisicamente. De forma a possibilitar que os estágios cumprissem seu papel junto às instituições parceiras, frente ao desafio de tornar o pilar universitário de extensão possível e seguro, desenvolveu-se um conceito de estagiar à distância, promovendo saúde da forma mais adequada para o período pandêmico. Conclusão: Tendo em vista todo o contexto dessa experiência, foi possível concluir que a pandemia desafiou instituições de ensino em saúde à atravessarem as barreiras do mocho, buscando alcançar a população à distância e promover saúde, de forma à minimizar os riscos do ensino na comunidade, sem deixar de levar conhecimento e gerar impactos sociais.