Revista de Odontologia da UNESP
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Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

E-saúde em tempos de pandemia: possibilidades para o ensino em odontologia e promoção de saúde

Karolinne Beloti SILVA, Viviane Rodrigues VILELA, Gizela Faleiros Dias COSTA, Patrícia Laguna ROSELINO, Luciana Assirati CASEMIRO, Maria Renata Abrão Camillo RODRIGUES, Ana Elisa Rodrigues Alves RIBEIRO

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Abstract

Introdução: A pandemia de SARS-CoV-2 levou à suspensão das atividades regulares de ensino em saúde, exigindo inúmeras mudanças. A fim de manter a continuidade das atividades em 2020, com base na resolução 226∕2020 do CFO acerca da telessaúde como estratégia de e-saúde, o curso de Odontologia da Universidade de Franca (UNIFRAN) desenvolveu nos estágios curriculares, uma modalidade de ensino e promoção de saúde comunitária por meio de ferramentas digitais. Objetivos: Este trabalho objetivou relatar a experiência desenvolvida nos estágios curriculares, realçando novas abordagens na aprendizagem em saúde e para a promoção em saúde, com possíveis impactos sociais mesmo durante a pandemia. Material e método: As ações foram desenvolvidas pela plataforma Blackboard Collaborate Ultra em formato síncrono. Resultado: Com o advento da teleodontologia, e da E-saúde para o SUS, houve a interação ensino-serviço-comunidade, mesmo que remotamente. Foram desenvolvidos vídeos, cartazes virtuais e podcasts com temas de saúde bucal e datas do Ministério da Saúde, guiados para diversos públicos e divulgados de diversas maneiras. Ao todo, foram produzidos mais de 400 materiais educativos de saúde coletiva que chegaram às escolas, famílias e usuários de Unidades Básicas de Saúde digitalmente e em alguns casos fisicamente. De forma a possibilitar que os estágios cumprissem seu papel junto às instituições parceiras, frente ao desafio de tornar o pilar universitário de extensão possível e seguro, desenvolveu-se um conceito de estagiar à distância, promovendo saúde da forma mais adequada para o período pandêmico. Conclusão: Tendo em vista todo o contexto dessa experiência, foi possível concluir que a pandemia desafiou instituições de ensino em saúde à atravessarem as barreiras do mocho, buscando alcançar a população à distância e promover saúde, de forma à minimizar os riscos do ensino na comunidade, sem deixar de levar conhecimento e gerar impactos sociais.

Keywords

Odontologia preventiva; educação em saúde; ciência, tecnologia e sociedade.
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Rev. odontol. UNESP

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