Revista de Odontologia da UNESP
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Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Percepção de acadêmicos sobre as competências estabelecidas pelas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em odontologia

Lorena Fonseca SILVA, Ana Claudia Pedroso de BARROS, Aylton VALSECKI JUNIOR, Elaine Pereira da Silva TAGLIAFERRO, Sílvio Rocha Corrêa da SILVA, Fernanda Lopez ROSELL

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Resumo

RESUMO: Poucos são os estudos que abordam a percepção dos acadêmicos do curso de Odontologia em relação às competências e habilidades estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Odontologia desenvolvidas durante a graduação para a formação de cirurgiões-dentistas. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos acadêmicos do último semestre do Curso de Graduação de Odontologia, em 2016, em relação ao desenvolvimento de habilidades e competências específicas recomendadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais ao longo da formação e a relação com o gênero. Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal, realizado mediante a aplicação de questionário estruturado a estudantes do último semestre do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara - FOAr/UNESP. Sessenta estudantes responderam o questionário e os dados foram analisados por estatística descritiva entre o escore total do questionário e variáveis de interesse. Quando avaliamos a média dos escores por aluno (2,17 a 4,00) observamos que 17 dos 60 apresentaram escore menor do que 3, ou seja, 71,7% dos alunos sentem-se preparados, estando presente em 90% dos homens e em 68% das mulheres. Conclui-se que os alunos se sentem preparados a executar as ações propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, porém com ressalvas em relação ao conhecimento de métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos e fragilidade nas competências desenvolvidas por atividades extramuros, o que evidencia a importância da mesma na formação do profissional.

Palavras-chave

Educação Baseada em Competências; Percepção Social; Política Pública de Saúde.
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