O efeito da metodologia do Projeto “BRINCAR E SORRIR” em criança com deficiência. Relato de Caso
Ferreira, L. C.; Cuoghi, O.A.; Sedlacek, P.; Pereira, A. L.; Santos, M.O.; Mello-Neto, J.M.
Rev. odontol. UNESP, vol.43, nEspecial, p.0, 2014
Resumo
Não são raros os quadros de medo e/ou ansiedade envolvendo crianças durante a consulta odontológica. Há, portanto, a necessidade de se desenvolver técnicas para que essas emoções sejam controladas. A brincadeira pode ser utilizada como estratégia para a criança aprender, com mais facilidade, segurança e tranqüilidade, a enfrentar as situações reais.O Projeto de Extensão Universitária “Brincar e Sorrir” (PBS) visa a adaptação ou a readaptação ao tratamento odontológico da criança com deficiência e a capacitação de futuros cirurgiões-dentistas para realizá-las. A metodologia do Projeto Brincar e Sorrir foi aplicada em um paciente de 10 anos, sexo masculino, diagnosticado com epilepsia, retardo mental não especificado e possível alteração comportamental. Foi encaminhado ao CAOE pela UNESP de Botucatu devido à complexidade do caso. O paciente, de família carente e desestruturada, apresenta dieta altamente cariogênica e relatou medo em experiências anteriores no consultório odontológico. Baseado em experiências clínicas, conclui-se que o Projeto “Brincar e Sorrir” utiliza metodologia eficiente para a readaptação ao tratamento odontológico da criança com deficiência, além de capacitar futuros cirurgiões-dentistas para aplicá-la.
Palavras-chave
Manifestações neurológicas, adaptação, odontólogos.