Revista de Odontologia da UNESP
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Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

O efeito da metodologia do Projeto “BRINCAR E SORRIR” em criança com deficiência. Relato de Caso

Ferreira, L. C.; Cuoghi, O.A.; Sedlacek, P.; Pereira, A. L.; Santos, M.O.; Mello-Neto, J.M.

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Resumo

Não são raros os quadros de medo e/ou ansiedade envolvendo crianças durante a consulta odontológica. Há, portanto, a necessidade de se desenvolver técnicas para que essas emoções sejam controladas. A brincadeira pode ser utilizada como estratégia para a criança aprender, com mais facilidade, segurança e tranqüilidade, a enfrentar as situações reais.O Projeto de Extensão Universitária “Brincar e Sorrir” (PBS) visa a adaptação ou a readaptação ao tratamento odontológico da criança com deficiência e a capacitação de futuros cirurgiões-dentistas para realizá-las. A metodologia do Projeto Brincar e Sorrir foi aplicada em um paciente de 10 anos, sexo masculino, diagnosticado com epilepsia, retardo mental não especificado e possível alteração comportamental. Foi encaminhado ao CAOE pela UNESP de Botucatu devido à complexidade do caso. O paciente, de família carente e desestruturada, apresenta dieta altamente cariogênica e relatou medo em experiências anteriores no consultório odontológico. Baseado em experiências clínicas, conclui-se que o Projeto “Brincar e Sorrir” utiliza metodologia eficiente para a readaptação ao tratamento odontológico da criança com deficiência, além de capacitar futuros cirurgiões-dentistas para aplicá-la.

Palavras-chave

Manifestações neurológicas, adaptação, odontólogos.
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