Influência da trajetória acadêmica sobre o estresse e a percepção de estudantes de Odontologia
Langoski, J. E.; Klipan, L. B.; Souza, J. A.; Ferracioli, M. U.; Fadel, C.B.; Bordin, D.
Rev. odontol. UNESP, vol.43, nEspecial, p.0, 2014
Resumo
O objetivo desta pesquisa exploratória foi investigar a influência do ano letivo, considerando-se momentos distintos da trajetória acadêmica, sobre o estresse entre graduandos, bem como apreender os valores instituídos pelos sujeitos frente a esta perspectiva. A amostra constituiu-se de acadêmicos primeiro anistas (n= 60) e concluintes (n= 51) do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa no ano de 2013. O subsídio metodológico para a coleta de dados foi o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISLL), aplicado no início e final de semestre, e a técnica em entrevista do Grupo Focal realizada junto aos indivíduos com escores mais elevados do fenômeno em estudo. A prevalência do estresse inicialmente encontrada foi de 46% entre os acadêmicos do primeiro ano e de 55% entre os concluintes, sendo, ao final do semestre, de 70% e 60% respectivamente. As percepções sobre a etiologia do estresse apontaram majoritariamente, em ambos os grupos, para desdobramentos intrínsecos ao curso: método avaliativo, gestão administrativa e docente, demanda de atividades. Conclui-se ter a trajetória acadêmica baixa influência sobre os níveis de estresse apresentados, mostrando-se mais relevante as condições inerentes ao período do ano vivenciado pelo acadêmico. Ainda, frente à análise das percepções apreendidas sugere-se repensar as estruturas e práticas pedagógicas e curriculares do curso estudado.
Palavras-chave
Suscetibilidade a doenças, estresse psicológico, estudantes de odontologia