Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/5880184c7f8c9d0a098b4b6b
Revista de Odontologia da UNESP
Original Article

Conhecimento e atitudes sobre saúde e higiene bucal dos professores do ensino fundamental de Itapema - SC

Knowledge and the attitudes in relation to health and oral hygiene of primary education teachers at Itapema - SC

Campos, L.; Bottan, E.R.; Farias, J.; Silveira, E.G.

Downloads: 8
Views: 1436

Resumo

A escola é considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde, que promovam uma efetiva parceria entre dentistas e professores do ensino fundamental e que estimulem a participação destes professores como multiplicadores de conhecimentos sobre saúde bucal. A possibilidade de implantar ações desta natureza motivou a proposta desta pesquisa, que teve por objetivo avaliar conhecimentos e atitudes de professores do ensino fundamental, em Itapema - SC, sobre saúde e higiene oral. Esta investigação se caracterizou como um estudo descritivo, através de levantamento de dados pela aplicação de um questionário. Para a determinação do nível de conhecimento dos professores, criaram-se categorias específicas, classificando-se o conhecimento em bom, regular e insatisfatório. Verificou-se que 54% dos participantes atuavam no ensino fundamental há sete ou mais anos, sendo que 80% deles já haviam participado de algum tipo de atualização e 91% dos sujeitos demonstraram interesse em participar de palestras e/ou cursos de atualização com profissionais da área odontológica. A maioria (94%) aborda em suas aulas temas sobre saúde e o tópico higiene foi citado como o mais freqüentemente abordado. Todos os professores consideraram importante a abordagem de conteúdos sobre saúde bucal e, fundamental a integração professor/cirurgião-dentista. A maioria (80%) dos participantes foi classificada como tendo nível insatisfatório de conhecimentos. Conclui-se que os professores mostraram atitudes positivas quanto à inserção de temas relacionados à saúde bucal em suas aulas, bem como mostraram interesse em aprimorar seus conhecimentos, contudo o nível de conhecimento deles é insatisfatório. Reforça-se a necessidade de um melhor preparo dos profissionais da educação com o envolvimento dos cirurgiões-dentistas nesse processo.

Palavras-chave

Educação em saúde bucal, promoção da saúde, recursos humanos em saúde.

Abstract

The school is considered an appropriate place for the development of health programs that promote an effective partnership between dentists and professors of basic education and that involve the participation of teachers as multiplying agents of knowledge on oral health. The possibility of implanting actions of this type prompted this research proposal, which was to evaluate the knowledge and the attitudes of primary education teachers at Itapema - SC in relation to health and oral hygiene. This investigation is characterized as descriptive study, carried out by means of primary data collection, through the application of a questionnaire. To determine the interviewees’ level of knowledge, specific categories were created, classifying the subjects as good, regular or unsatisfactory knowledge. It was found 54% of the participants have been worked at elementary school for seven years or more, while 80% had participated in some kind of update and 91% of the teachers were concerned to participate in lectures and / or professional courses to learn more about oral health. The majority (94%) talk about oral health and hygiene issue were the most cited. All the teachers consider important talk with their students about oral health and consider the integration teacher / dentistry imperative. The majority (80%) of participants were classified as having unsatisfactory level of knowledge. Based on the data analysis, it is affirmed that primary education teachers show positive attitudes about teaching oral heath subjects and try to improve their knowledge, however, their level of knowledge of health and oral hygiene is unsatisfactory. We emphasize the need for better preparation of the education professionals involving the dentist in this process.

Keywords

Dental health education, health promotion, health manpower

References



1. Aquilante AG. A importância da educação em saúde bucal para pré-escolares. Rev Odontol UNESP. 2003;32:39-45.

2. Campos ML. Avaliação do programa de educação em saúde bucal de Rio do Sul [dissertação]. Itajaí: Programa de Mestrado Profissionalizante em Saúde e Gestão do Trabalho da Universidade do Vale do Itajaí; 2005.

3. Antunes LS, Soraggi MBS, Antunes LAA, Corvino MPF. Avaliação da percepção das crianças e conhecimento dos educadores frente à saúde bucal, dieta e higiene. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2006;6(1):79-85.

4. Granville-Garcia AF, Silva JM, Guinho SF, Menezes V. Conhecimento de professores do ensino fundamental sobre saúde bucal. RGO. 2007;55:29-34.

5. Morano Júnior M, Silva CMC, Mialhe FL, Lido YJVl. Conhecimentos acerca de saúde bucal de estudantes de um curso de magistério. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2007;7:131-7.

6. Figueira TR, Leite ICG. Percepções, conhecimentos e práticas em saúde bucal de escolares. RGO. 2008;56:27-32.

7. Petersen, PE, Peng B, Tai B, Bian Z, Fan M. Effect of a school-based oral health education programmer in Wuhan city, peoples Republic of China. Int Dent J. 2000; 54:33-41.

8. Silva COM, Jorge AOC. Efeito de um programa educativo- preventivo na higiene bucal de escolares [relatório]. Taubaté: Universidade de Taubaté; 2007.

9. Vasconcelos R, Matta ML, Poderdeus IA, Paiva SM. Escolas: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil. Rev Fac Odontol São José dos Campos. 2001;4(3): 43-8.

10. Araújo UF. Apresentação à edição brasileira. In: Busquets MD. Temas transversais em educação: bases para uma formação integral. São Paulo: Ática; 1999.

11. Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais: meio ambiente e saúde. Rio de Janeiro: DP&A; 2000.

12. Yus R. Temas transversais em educação: bases para uma formação integral. São Paulo: Ática; 1999.

13. Moysés ST, Rodrigues CS. Ambientes saudáveis: uma estratégia de promoção da saúde bucal de crianças. In: Bonecker M, Sheiham A, organizadores. Promovendo saúde bucal na infância e adolescência: conhecimentos e práticas. São Paulo: Santos; 2004.

14. Leonello VM, L’abbate S. Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e percepção dos alunos de graduação em pedagogia. Interface Comun. Saúde Educ. 2006;9(18):149-66.

15. Vasel J, Bottan ER, Campos L. Educação em saúde bucal: análise do conhecimento dos professores do ensino fundamental de um município da Região do Vale do Itapocu (SC). RSBO. 2008;5(2):12-8.

16. Santos PA, Rodrigues JA, Garcia PPNO. Avaliação do conhecimento dos professores do ensino fundamental de escolas particulares sobre saúde bucal. Rev Odontol UNESP. 2002;31:205-14.

17. Adada EM, Moresco FG. Conhecimento sobre saúde e higiene bucal, de alunos do curso de pedagogia, de instituições de ensino superior do sistema ACAFE. [monografia]. Universidade do Vale do Itajaí: Itajaí; 2006.

18. Ferreira JMS, Massoni ACLT, Forte FDS, Sampaio FC. Conhecimento de alunos concluintes de pedagogia sobre saúde bucal. Interface Comun Saúde Educ. 2005;9(17):381-8.

19. Silva RP, Morano Júnior M, Mialhe FL. Professores da rede pública de ensino de Piracicaba: seus hábitos em higiene bucal e sua participação em programas educativo- preventivos. Odontol Clin Cient. 2007;6:319-24.

20. Almas K, Al-Shwaimi EO, Al-Shamrani HS, Skaug N. The knowledge and practices of oral hygiene methodos and attendance patternamong school teachers in Riyadh, Saudi Arabia. Saudi Med J. 2003;24:1087-91 [cited 2007 May 29]. Available from: http://www.bireme.br/cgibin/ wxislind.exe/iah/online

21. Sofola O, Agbelusi GA, Jeboda SO. Oral health knowledge, attitude and practices of primary school teachers in Lagos State. Niger Med J. 2002;11(2):73-6 [cited 2007 May 29]. Available from: http:// www.bireme. br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online

22. Campos JADB, Garcia PPNS. Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entre professores de escolas de ensino fundamental. Ciênc Odontol Bras. 2004;7(1):58-65.

23. Castro CF, Garcia PPNS. Análise do conhecimento e as atitudes relacionadas à cárie dental e doença periodontal de professores de ensino fundamental da rede privada da cidade de Araraquara [resumo]. Rev Odontol UNESP. 2005;34(3):32.
5880184c7f8c9d0a098b4b6b rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections