Revista de Odontologia da UNESP
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Análise do conteúdo sobre saúde bucal no material didático da disciplina de ciências utilizado em escolas de ensino fundamental

Analysis of the content about oral health in the pedagogical material of the science discipline in the primary school

Tanaka, C.; Borghi, W.M.M.C.; Moimaz, S.A.S.; Saliba, N.A.; Garbin, C.A.S.

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Resumo

Objetivou-se neste estudo verificar nos livros didáticos e apostilas da disciplina de Ciências, adotados pelas escolas públicas e privadas de ensino fundamental de Araçatuba-SP, a existência e abrangência de informações referentes à saúde bucal. Analisaram-se materiais de 40 escolas, sendo 23 públicas e 17 privadas, perfazendo um total de 251 exemplares, sendo que destes apenas 27 continham conteúdo sobre saúde bucal. Realizando-se análise de conteúdo seguindo a temática simples, observaram-se as seguintes categorias: a) Relação saúde geral/saúde bucal; b) importância dos dentes/saúde bucal; c) higiene dental; d) Instrumentos de higiene dental; e) visitas ao dentista; f) dieta; g) cárie; h) tipos de dentes; i) tipos de dentição; e j) uso do flúor. O assunto mais abordado foi a higiene dental (n = 22), seguido pela cárie (n = 16). Os menos comentados foram o uso do flúor (n = 4) e a relação entre saúde geral e bucal (n = 3). Conclui-se que somente alguns materiais didáticos da disciplina de Ciências apresentam conteúdo sobre saúde bucal e que este, geralmente, mostra-se incompleto.

Palavras-chave

Educação, educação primária e secundária, educação em saúde bucal, higiene bucal.

Abstract

The objective of this study was to verify among the pedagogical books and apostilles adopted by the primary school of Araçatuba-SP, in the discipline of science, the existence and reaching of the information concerning to the oral health, in the totality of the private and public schools. The materials of 40 schools was analyzed, being 23 public schools and 17 private schools ins a total counting of 251 volumes, and only 27 comprised a content about oral health. Accomplishing an analyses of the content following the simple thematic, the following categories were observed: A. Relationship general health/oral health; b) the importance of teeth/oral health; c) dental hygiene; d) dental hygiene instruments; e) visits to the dentist; f) diet; g) tooth decay; h) types of teeth; i) types of teething; and j) usage of fluorine. The most broached subject was the dental hygienics (n = 22), followed by the caries (n = 16). The relation between the general and oral health (n = 3), the usage of fluorine (n = 4) are the least commented. The conclusion was that there are few books of sciences which present a content about oral health, and this one, in general, is uncompleted.

Keywords

Education, education primary and secondary, health education dental, oral hygiene

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