Revista de Odontologia da UNESP
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Revista de Odontologia da UNESP
Original Article

Etiopatogenia da cárie da primeira infância: conhecimento materno atribuído à orientação médica ou odontológica

Early childhood caries etiopathogenesis: maternal knowledge ascribed to doctor or dentist instruction

Campos, J.A.D.B.; Lima, N.A.

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Abstract

Objetivo: sabendo-se da importância da saúde bucal na manutenção do equilíbrio orgânico e da relevância da transmissão desse conceito para as mães, realizou-se esse estudo com o objetivo de verificar a fonte de orientações e o conhecimento materno sobre cariogenicidade do leite, transmissibilidade da cárie e momento da visita ao dentista. Material e método: a amostra de 368 mães foi delineada por conveniência. Utilizou-se um questionário com questões objetivas, e as respostas foram agrupadas segundo a fonte de orientação e analisadas pela freqüência relativa. Resultado: o grupo controle, constituído por 31,5% das mães, não recebeu nenhuma orientação, 29,6% afirmaram tê-la recebido do cirurgião-dentista e 23,9% do médico. No grupo orientado pelo médico, 95,41% afirmaram que a primeira visita ao dentista deve ser antes da erupção do primeiro dente, caindo essa porcentagem para 30,68% no grupo orientado pelo cirurgião-dentista e para 23,28% no controle. Quando se questionou sobre a cariogenicidade do leite materno, 17,05 e 14,68% das mães orientadas pelo dentista e pelo médico, respectivamente, afirmaram conhecer esse fato. Entretanto, quando se argüiu sobre "qual leite poderia causar cárie" analisando o grupo orientado pelo cirurgião-dentista, 78,41% das mães afirmaram que nenhum leite causava cárie e 21,59% acreditavam que apenas o leite de vaca poderia causar. Valores semelhantes a esses foram encontrados no grupo de mães orientadas pelos médicos. Essa incongruência de respostas pode denotar falta de clareza sobre o assunto. Quanto à transmissão vertical da cárie, apenas 35,23 e 26,61% das mães orientadas pelos dentistas e médicos apresentaram essa informação. Conclusão: ante os achados, entende-se que esforços devem ser despendidos no sentido de alertar os profissionais da saúde para a importância da prática da educação em saúde, na qual se inclui o processo de comunicação.

Keywords

Cárie dentária, educação em odontologia, saúde bucal

Resumo

Purpose: regarding the relevance of oral health condition and its influence on the organic balance of individuals, it is important to advise mothers in relation to good practices in oral health. Therefore, the aim of the present study was to discover the source of advice and maternal knowledge about the cariogenicity of milk, transmissibility of caries and the appropriate time for the first visit to the dentist. Material and method: the sample group of 368 mothers was selected by convenience. The evaluation was done based on a questionnaire. The answers were classified in three groups according to the source of advice, and then analyzed by relative frequency. Result: 31.5% of the mothers had received no advice at all (control group) , while 29.6% had been advised by a dentist, and 23.9% by a doctor. In the group advised by doctors, 95.41% stated that the child’s first visit to the dentist should take place before the first tooth appeared, while this number was 30.68% in the group advised by dentists, and it was 23.28% in the control group. Concerning the cariogenicity of mother’s milk, 17.05% of the mothers advised by dentists and 14.68% of those advised by doctors were aware of it. Of those advised by dentists, 78.41% stated that no milk would cause. Similar findings were observed in the group of mothers advised by doctors. This indicates the uncertainty about the cariogenicity of milk. With regard to vertical transmissibility of caries, only 35.23% of dentist-advised mothers and 26.61% of doctor-advised mothers were aware of this information. Conclusion: it was concluded that efforts are needed to provide health professionals with basic information on educational practices in oral health, which include the improvement of communication process.

Palavras-chave

Dental caries, education, dental, oral health

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