Educação em Saúde Bucal para Pacientes Adultos: Relato de uma Experiência
Dental health education for adult patients: report of an experience
Ferreira, R.I.; Morano Jr., M.; Meneghin, M.C.; Pereira, A.C.
Rev. odontol. UNESP, vol.33, n3, p.149-156, 2004
Resumo
Os programas educativos em saúde bucal têm sido voltados a grupos específicos, como as crianças, os adolescentes, as gestantes, os portadores de necessidades especiais e os idosos. Os pacientes adultos que não se encaixam nos grupos supracitados tendem a interagir passivamente, limitando-se a receber informações. Portanto, o presente trabalho teve duas finalidades: descrever a experiência do programa educativo desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde de Campinas, São Paulo, e discutir, com base em uma revista da literatura, a educação em saúde bucal para pacientes adultos. A partir da discussão que esse tema propicia, sugere-se que os adultos sejam mais valorizados porque podem atuar não apenas como pacientes, mas também como multiplicadores dos aconselhamentos e instruções. No entanto, as práticas educativas devem considerar os determinantes sociais das afecções bucais e a equipe de saúde bucal deve compreender que a motivação contínua dos educandos é mais efetiva do que a imposição de técnicas padronizadas e a prescrição de materiais dispendiosos, para a higiene bucal.
Palavras-chave
Educação em saúde bucal, programas educativos, pacientes adultos
Abstract
Dental health education programs have been directed to some specific groups, such as children, teenagers, pregnant women, people with special needs, and aged persons. Adult patients who are not in these groups tend to demonstrate a passive behavior, and limit themselves to receive information. Therefore, the aims of the present study were to describe the experience with the educative program carried out in a Basic Unit of Health in Campinas, São Paulo, and to discuss, based upon a review of the literature, the dental health education approaches for adult patients. In the light of the current debates about health education, it can be suggested that the adults should be considered before planning health interventions, because they may not only act as patients, but they also may diffuse advice and instructions. However, educative practices should take into account the social determinants of oral diseases and the dental health team must be aware that continuous motivation of the patients is more effective to oral hygiene outcome than the prescription of standardized techniques and expensive materials.
Keywords
Dental health education, educative programs, adult patients
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