Revista de Odontologia da UNESP
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Original Article

Perfil Profissional do Professor Cirurgião-dentista da Faculdade de Odontologia do Câmpus de Araçatuba da UNESP – 1998

Professional profile of the professor surgeon-dentist of the Araçatuba School of Dentistry

Arcieri, R.M.; Saliba, N.A.

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Resumo

O perfil profissional do professor cirurgião-dentista da Faculdade de Odontologia do Câmpus de Araçatuba/UNESP foi avaliado por meio de um questionário elaborado após os docentes terem expressado as características que deveria possuir um professor competente. Delineou-se, então, as áreas de indagação e formulou-se o questionário que foi aplicado a 76 docentes, cirurgiõesdentistas, dos quais 57 (75%) o devolveram. A pesquisa mostrou que a determinação do perfil profissional é uma forma racional para a organização de todo o processo de formação acadêmica e avaliação curricular. Ficou demonstrado que a instrução dos docentes se pauta por um alto nível de requisitos técnico-científicos. Contudo, há falta de ênfase em relação à formação humanista. Não foi objetivo de nosso estudo analisar ou avaliar a estrutura curricular do Curso de Odontologia, mas fornecer para essa faculdade, assim como para outras, elementos a serem levados em consideração quando de um novo reajuste curricular.

Palavras-chave

Docentes de odontologia, credenciamento, currículo, odontologia em saúde pública.

Abstract

The professional profile of the Dental Lecturer of the Faculty of Dentistry of Araçatuba (FOAraçatuba/UNESP) was evaluated by means of questionnaire based on the features drawn by part of the faculty members to qualify a highly qualified teacher. Seventy-six teacher, all dental surgeons agreed to take part in the survey but only fifty-seven (75% of the total group) returned the questionnaire. The present study was based in the idea that the academic curriculum and professional training determined by the professional profile of the faculty members. The results of the present research work showed that the professional profile of the faculty was strongly based on the scientific and technical quality and there was a significant lack of humanistic background required for a suitable teaching. The present work did not aim to evaluate the Dental academic curriculum but it did discuss some important features to be taken into account when the new curriculum will be put under a qualitative evaluation.

Keywords

Faculty, dental, credentialing, curriculum, public health dentistry

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