Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/5880179f7f8c9d0a098b480c
Revista de Odontologia da UNESP
Original Article

Quem é e o que Pensa o Graduando de Odontologia

What thinks and who is the dentistry undergraduate

Junqueira, J.C.; Colombo, C.E.D.; Tavares, P.G.; Rocha, R.F.; Carvalho, Y.R.; Rodrigues, J.R.

Downloads: 22
Views: 2086

Abstract

O objetivo deste trabalho foi traçar o perfil do graduando de odontologia, buscando uma melhor harmonia entre os interesses dos alunos, docentes e instituição de ensino. Foi elaborado um questionário para os estudantes do 1º e 4º anos do período diuno e 1º e 2º anos do noturno da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – Unesp. Avaliaram-se aspectos pessoais, econômicos, sociais e culturais, assim como sugestões para a melhoria do curso, abordando grade curricular, tempo de curso e estratégias de ensino-aprendizagem. Dentre os principais resultados, pôde-se observar que a maioria dos estudantes é do sexo feminino, possui nível econômico alto e escolheu a odontologia por vocação e por ser uma profissão liberal. Os alunos do período diurno querem estender o tempo do curso para 5 anos. Grande parte dos graduandos pretende especializar-se em ortodontia ou odontopediatria, e, em relação à previsão de início das atividades profissionais, o 4º ano quer ser assalariado de outro cirurgião-dentista. A maioria dos alunos acredita estar sendo preparada para o mercado de trabalho, entretanto muitos acham que não, em razão da insuficiência de horas clínicas e dificuldades em estabelecer preços aos pacientes.

Keywords

odontologia, estudantes, ensino

Resumo

The purpose of this study was to outline the characteristics of the dentistry student, focusing on a better harmony among the interests of students, teachers and institution. A questionnaire was elaborated for the students of the São José dos Campos School of Dentistry – UNESP, first and fourth years of the day course and first and second years of the evening course. Personal, economical, social and cultural aspects were evaluated as well as suggestions to improve the course such as the curriculum, length of the course and teaching methods. It was observed, among other things, that most students are female, belong to the upper economical class and chose dentistry because of a vocation and because it is an independent profession. The students of the day course would like it to be a five-year course. Most students want to specialize in orthodontics or pedodontics and the fourth year, when asked about the beginning of the carrier, would like to work for another dentist. Most students believe that they are being prepared for the market, but many don’t agree with that, because of insufficient hours of clinical practice and problems establishing prices to patients.

Palavras-chave

Dentistry, students, teaching

References



1. ALGUMAS considerações sobre o perfil dos alunos ingressantes na Unicamp em 1999. Disponível em: http://www.convest.unicamp.br/vest99/estatisticas/qsociomat.html. Acesso em: 2 abr. 2002.

2. BOTTI, M. R. V., SANTOS, G. M. C. Perspectiva do exercício profissional na odontologia. RGO (Porto Alegre), v.34, n.2, p.155-9, mar.-abr. 1986.

3. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Exame nacional de cursos: relatórios-síntese 1998. Brasília, 1998. 254p.

4. ________. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Exame nacional de cursos: provas e questionários 1998. Brasília, 1999. 80p.

5. CARVALHO, A. C. P. Educação & saúde em odontologia. Ensino da prática e prático do ensino. São Paulo: Santos, 1995. 93p.

6. CARVALHO, D. R. Motivações e expectativas para o curso e para o exercício da odontologia. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. (São Paulo), v.51, n.4, p. 345-9, jul.-ago. 1997.

7. CHAIM, L. A. F., COPPI, L. C. Hábito de fumar e suas conseqüências nocivas aos tecidos bucais. Avaliação do nível de conscientização de futuros profissionais de odontologia. Revista ABO Nacional (São Paulo), v.6, n.3, p.149-52, jun.-jul.1998.

8. CORMACK, E. F. O aumento da demanda feminina nos cursos de odontologia: o caso da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 1988. 57p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Odontologia, Universidade Federal Fluminense.

9. COSTA, B. et al. Do ensino à prática odontológica: um levantamento da realidade na Grande São Paulo. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. (São Paulo), v.46, n.6, p.909-13, nov.-dez. 1992.

10. COSTA, B. et al. Realização profissional: uma avaliação entre os dentistas na Grande São Paulo. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. (São Paulo), v.46, n.4, p.821-4, jul.-ago. 1992.

11. CROSATO, E. M. Perfil da força de trabalho representada pelos egressos da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo no período de 1990 a 1998. São Paulo, 2001. 84p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo.

12. CRUZ, A. C. S., SILVA, E. M. C. Motivos para a escolha da carreira odontológica. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. (São Paulo), v.10, n.4, p.315-22, out.-dez. 1996.

13. GODOY, A. S. Ensino universitário: fatores influentes em sala de aula sob a óptica do aluno. In: WANDERLEY, L. E. W. et al. A prática docente na universidade. São Paulo: EPU, 1992. p.67-89.

14. PARAJARA, F. A caminho da igualdade. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. (São Paulo), v.54, n.1, p.11-9, jan.-fev. 2000.

15. VIEIRA, B. A. Perfil do estudante de odontologia da Universidade Federal do Ceará e sua visão sobre reforma sanitária e saúde pública. Rio de Janeiro, 1994. 127p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Odontologia, Universidade Federal Fluminense.
5880179f7f8c9d0a098b480c rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections