Quem é e o que Pensa o Graduando de Odontologia
What thinks and who is the dentistry undergraduate
Junqueira, J.C.; Colombo, C.E.D.; Tavares, P.G.; Rocha, R.F.; Carvalho, Y.R.; Rodrigues, J.R.
Rev. odontol. UNESP, vol.31, n2, p.269-284, 2002
Abstract
O objetivo deste trabalho foi traçar o perfil do graduando de odontologia, buscando uma melhor harmonia entre os interesses dos alunos, docentes e instituição de ensino. Foi elaborado um questionário para os estudantes do 1º e 4º anos do período diuno e 1º e 2º anos do noturno da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos – Unesp. Avaliaram-se aspectos pessoais, econômicos, sociais e culturais, assim como sugestões para a melhoria do curso, abordando grade curricular, tempo de curso e estratégias de ensino-aprendizagem. Dentre os principais resultados, pôde-se observar que a maioria dos estudantes é do sexo feminino, possui nível econômico alto e escolheu a odontologia por vocação e por ser uma profissão liberal. Os alunos do período diurno querem estender o tempo do curso para 5 anos. Grande parte dos graduandos pretende especializar-se em ortodontia ou odontopediatria, e, em relação à previsão de início das atividades profissionais, o 4º ano quer ser assalariado de outro cirurgião-dentista. A maioria dos alunos acredita estar sendo preparada para o mercado de trabalho, entretanto muitos acham que não, em razão da insuficiência de horas clínicas e dificuldades em estabelecer preços aos pacientes.
Keywords
odontologia, estudantes, ensino
Resumo
The purpose of this study was to outline the characteristics of the dentistry student, focusing on a better harmony among the interests of students, teachers and institution. A questionnaire was elaborated for the students of the São José dos Campos School of Dentistry – UNESP, first and fourth years of the day course and first and second years of the evening course. Personal, economical, social and cultural aspects were evaluated as well as suggestions to improve the course such as the curriculum, length of the course and teaching methods. It was observed, among other things, that most students are female, belong to the upper economical class and chose dentistry because of a vocation and because it is an independent profession. The students of the day course would like it to be a five-year course. Most students want to specialize in orthodontics or pedodontics and the fourth year, when asked about the beginning of the carrier, would like to work for another dentist. Most students believe that they are being prepared for the market, but many don’t agree with that, because of insufficient hours of clinical practice and problems establishing prices to patients.
Palavras-chave
Dentistry, students, teaching
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