Educação e Motivação em Odontologia: Avaliação da Efetividade de um Método Educativo Aplicado em Escolares do Primeiro Grau, da Rede Particular da Cidade de Araraquara
Education and motivation in dentistry: effectiveness evaluation of an educative method applied on private net first grade school children of Araraquara city
Corona, S.A.M.; Dinelli, W.
Rev. odontol. UNESP, vol.26, n2, p.337-352, 1997
Resumo
Avaliou-se um novo método educativo, baseado na utilização do Robô-Sorriso, em diferentes fases: antes, imediatamente após e decorridos 30 dias da aplicação da mensagem. Uma mensagem educativa-preventiva foi transmitida pelo robô, por meio de uma fita cassete. Para avaliação do ensino e da motivação por meio do Robô-Sorriso selecionaram-se 305 crianças, das 4ª 5ª séries, de duas escolas particulares, utilizando-se de um questionário, no qual atribuíram-se escores (A, B, C, D e E), correspondendo a excelente, bom, regular, ruim e péssimo. Na avaliação, grande parte dos alunos obteve conceitos A e B (81,9%) mostrando um bom nível de conhecimento, antes da aplicação do programa. Na 2ª avaliação, nota-se nítido aumento no percentual de alunos que obtiveram escore A (de 25,2% para 66,2%). Isto indica que houve uma boa assimilação imediata da mensagem após a apresentação do robô. Na 3ª avaliação, comparando-se com o desempenho anterior, percebe-se uma queda de 7,8 pontos percentuais no total de alunos com escore A, mostrando elevada fixação dos ensinamentos, decorridos 30 dias, indicando que o método provocou um grande impacto. Conclui-se entreoutras, que o método didático de ensino aplicado demonstrou-se efetivo na motivação e educaçao, com excelente receptividade por parte dos alunos.
Palavras-chave
Higiene bucal, educaçao, higiene bucal, motivação
Abstract
A new educative method was evaluated based on the utilization of the Smilling-Robot at different phases: before, subsequently and thirty days after the message application. An educative preventive message comprehending notions of bacterial plaque, oral hygine e, fluoride, caries/periodontal disease, diet and Dentist's importance was transmitted by the robot, through a tape record. For the Smiling-Robot teaching and motivation evaluation, 305 children from fourth and fifth grades of two private schools, were selected. A questionnaire was utilized in which scores (A, B, C, D and E), were attributed, corresponding to excellent, good, regular, bad and very bad. At the first evaluation, great part of the students obtained A and B scores (81.9%) showing a good level of knowledge before the program application. At the second evaluation, it was noticed a clear increase on the perceptual of students that obtained the A score (from 25.2% to 66.2%). This indicates that there was a good immediate assimilation of the message after the robot presentation. A t the third evaluation in a comparison with the anterior performance. it was noticed a decrease of 7.8 percentage points on the total of students with A score, showing a high furation of the instructions, what indicates that the methods promoted a great impact. It was concluded, among others, that the instructive teaching method applied was effective in the motivation and education with excellent receptivity by the students.
Keywords
Oral hygiene, education, oral hygiene, motivation