Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/journal/rou/article/doi/10.1590/1807-2577.1053
Revista de Odontologia da UNESP
Original Article

Trauma dentário na infância: avaliação da conduta dos educadores de creches públicas de Patos-PB

Dental trauma in childhood: evaluation action of educators in public nurseries from the city of Patos/PB

Costa, Luciana Ellen Dantas; Queiroz, Faldryene de Sousa; Nóbrega, Carolina Bezerra Cavalcanti; Leite, Maronilson Soares; Nóbrega, Waleska Fernanda Souto; De Almeida, Eliete Rodrigues

Downloads: 4
Views: 570

Resumo

Introdução: O trauma dental na infância ocorre em locais de assistência a essa fase e a conduta tomada pelos cuidadores, após o acidente, influencia diretamente no prognóstico. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos Educadores de creches públicas sobre que condutas tomariam frente ao trauma dentário na infância. Metodologia: Por meio de estudo descritivo transversal, foi aplicado um questionário a 23 Educadores das creches públicas do Município de Patos-PB, para avaliar o perfil dos sujeitos e a conduta frente a situações emergenciais de trauma dentário nos escolares. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde e Tecnologia Rural – UFCG, sob protocolo n.º 056/2011. Para análise e tabulação dos dados, foi utilizado o programa estatístico SPSS versão 18.0. Resultado: Observou-se que a maioria dos Educadores (91,3%) nunca foi capacitada, não estando estes aptos a realizar o primeiro atendimento em caso de trauma dentário. Com relação ao tema avulsão dentária, 60,9% dos Educadores não saberiam o que fazer em caso de avulsão do dente permanente e 40,3%, do decíduo. Diante do dente avulsionado, 26,1% lavariam o dente rapidamente com água corrente, o armazenaria em um guardanapo, lenço ou algodão (21,7%) e levaria a criança ao Cirurgião-Dentista. Diante de fratura coronária de dente, 34,8% guardariam o pedaço fraturado, enquanto que 39,1% não saberiam como proceder. Todos os entrevistados julgaram ser muito importante uma capacitação com os docentes, para realizar as primeiras medidas emergenciais frente ao trauma dentário. Conclusão: A maioria dos Educadores não está preparada para lidar com trauma dentário na infância, apresentando pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema em questão, sendo necessária a inserção de programas que visem à capacitação docente em saúde bucal.

Palavras-chave

Docentes, conhecimento, avulsão dentária

Abstract

Introduction: Dental trauma in childhood occurs in locals they are assisted and action taken by caregivers after the accident directly influences the prognosis. Objective: To assess the knowledge of educators in public nurseries toward their atitudes when facing dental trauma in childhood. Methodology: Through a cross-sectional study, a questionnaire was given to 23 educators in public daycare centers in Patos/PB to assess personal characteristics and behavior in relation to emergency situations of dental injuries in school. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Health Center and Rural Technology/UFCG, protocol number 056/2011. For analysis and tabulation of the data SPSS version 18.0 was used. Result: It was observed that the majority of educators (91.3% ) were never trained, not being able to perform the first care in the event of dental trauma. On the dental avulsion topic, 60.9% of the teachers did not know what to do in case of avulsion of permanent teeth, and 40.3% of deciduous. Before the avulsed tooth, 26.1% would quickly wash the tooth with running water, would store on a napkin, handkerchief or cotton (21.7%) and take the child to the dentist. In relation to crown fracture of tooth, 34.8% would keep the fractured piece, while 39.1% would not know how to proceed. All respondents felt it was a very importante a training session with the teachers to make them conduct first emergency care in dental trauma. Conclusion: Most educators are not prepared to deal with dental trauma in childhood, with little or no knowledge about the subject, the inclusion of programs aiming teacher training in oral health is needed.

Keywords

Faculty, knowledge, tooth avulsion.

References

 


1. Marcenes W, Zabot NE, Traebert J. Socio-economic correlates of traumatic injuries to the permanent incisors in schoolchildren aged 12 years in Blumenau, Brazil. Dent Traumatol. 2001; 17(5): 222-6. http://dx.doi.org/10.1034/j.1600-9657.2001.170507.x. PMid:11678542

2. Granville-Garcia AF, de Menezes VA, de Lira PI. Dental trauma and associated factors in Brazilian preschoolers. Dent Traumatol. 2006; 22(6): 318-22. http://dx.doi.org/10.1111/j.1600-9657.2005.00390.x. PMid:17073924

3. Schatz JP, Hausherr C, Joho JPA. A retrospective clinical and radiologic study of teeth re-implanted following traumatic avulsion. Endod Dent Traumatol. 1995; 11(5): 235-9. http://dx.doi.org/10.1111/j.1600-9657.1995.tb00495.x. PMid:8625938

4. Assunção LRS, Cunha RF, Ferelle A. Análise dos traumatismos e suas sequelas na dentição decídua: uma revisão da literatura. Pesq Bras Odontoped Clín Integr. 2007; 7(2): 173-9. http://dx.doi.org/10.4034/1519.0501.2007.0072.0012.

5. Panzarini SR, Pedrini D, Brandini DA, Poi WR, Santos MF, Correa JP, et al. Physical education undergraduates and dental trauma knowledge. Dent Traumatol. 2005; 21(6): 324-8. http://dx.doi.org/10.1111/j.1600-9657.2005.00327.x. PMid:16262617

6. Vasconcellos RJH, Oliveira DM, Nogueira RVB, Maciel AP, Cordeiro MC. Trauma na dentição decídua: enfoque atual. Rev Cir Traumatol Buco-Maxilo-Fac. 2003; 3(2): 17-24.

7. Traebert J, Traiano ML, Armênio R, Barbieri DB, de Lacerda JT, Marcenes W. Knowledge of lay people and dentists in emergency management of dental trauma. Dent Traumatol. 2009; 25(3): 277-83. http://dx.doi.org/10.1111/j.1600-9657.2009.00779.x. PMid:19583575

8. Skaare AB, Jacobsen I. Primary tooth injuries in Norwegian children (1-8 years). Dent Traumatol. 2005; 21(6): 315-9. http://dx.doi. org/10.1111/j.1600-9657.2005.00362.x. PMid:16262615

9. Soares IML, Soares IJ. Técnica do reimplante dental: tratamento dos dentes traumatizados e conduta clínica para reimplantação. RGO – Rev Gaúcha Odontol. 1998; 36(5): 331-6.

10. Traebert, Marcon KB, Lacerda JT. Prevalência de traumatismo dentário e fatores associados em escolares do município de Palhoça (SC). Ciên saúde coletiva. 2010; 15(Supl 1). http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000700098.

11. Granville-Garcia AF, Lima EM, Santos PG, de Menezes VA. Avaliação do conhecimento dos professores de educação física de Caruaru-PE sobre avulsão-reimplante. Pesq Bras Odontoped Clín Integr. 2007; 7(1): 15-20. http://dx.doi.org/10.4034/1519.0501.2007.0071.0003.

12. Curylofo PA, Lorencetti KT, Silva SRC. Avaliação do conhecimento de professores sobre avulsão dentária. Arq Odontol. 2012; 48(3): 175- 80.

13. Andreasen JO, Borum MK, Jacobsen HL, Andreasen FM. Replantation of 400 avulsed permanent incisors. 4. Factors related to periodontal ligament healing. Endod Dent Traumatol. 1995; 11(2): 76-89. http://dx.doi.org/10.1111/j.1600-9657.1995.tb00464.x. PMid:7641622

14. Andreasen JO, Lauridsen E, Gerds TA, Ahrensburg SS. Dental trauma guide: a source of evidence-based treatment guidelines for dental trauma. Dent Traumatol. 2012; 28(5): 345-50. http://dx.doi.org/10.1111/j.1600-9657.2011.01059_1.x. PMid:22994505

15. Pugliesi DM, Cunha RF, Delbem AC, Sundefeld ML. Influence of the type of dental trauma on the pulp vitality and the time elapsed until treatment: a study in patients aged 0-3 years. Dent Traumatol. 2004; 20(3): 139-42. http://dx.doi.org/10.1111/j.1600-4469.2004.00242.x. PMid:15144444

16. Sae-Lim V, Lim LP. Dental trauma management awareness of Singapore pre-school teachers. Dent Traumatol. 2001; 17(2): 71-6. http:// dx.doi.org/10.1034/j.1600-9657.2001.017002071.x. PMid:11475949

17. Silva MB, Costa AMM, Almeida MEC, Almeida MEC, Maia SA, Carvalhal CIO, et al. Avaliação do conhecimento da abordagem de trauma dental pelos profissionais de creches. ConScientiae Saúde. 2009; 8(1): 65-73.

18. Pacheco LF, Filho PF, Letra A, Menezes R, Villoria GE, Ferreira SM. Evaluation of the knowledge of the treatment of avulsions in elementary school teachers in Rio de Janeiro, Brazil. Dent Traumatol. 2003; 19(2): 76-8. http://dx.doi.org/10.1034/j.1600-9657.2003.00109.x. PMid:12656837

19. Pinheiro HHC, Cardoso DG, Araújo MVA, Araújo IC. Avaliação do nível de conhecimento sobre saúde bucal dos professores da Creche Sorena, Belém, Pará. Rev Inst Ciênc Saúde. 2005; 23(4): 297-303.

20. Berti M, Furlanetto DLC, Refosco MZ. Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental sobre o tema avulsão dentária. Pesq Bras Odontoped Clín Integr. 2011; 11(3): 381-6. http://dx.doi.org/10.4034/PBOCI.2011.113.12.

21. Aragão AKR, Sousa PGB, Ferreira JMS, Duarte RC, Menezes VA. Conhecimento de professores das creches municipais de João Pessoa sobre saúde bucal infantil. Pesq Bras Odontoped Clín Integr. 2010; 10(3): 393-8. http://dx.doi.org/10.4034/1519.0501.2010.0103.0010.

22. Ferreira JMS, Massoni ACLT, Forte FDS, Sampaio FC. Conhecimento de alunos concluintes de Pegadogia sobre saúde bucal. Interface (Botucatu). 2005; 9(17): 381-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832005000200013.

23. Antunes LS, Antunes LAA, Soraggi MBS, Maia LC, Corvino MPF. Auto-avaliação, conhecimento e práticas de professores e agentes de educação frente a saúde bucal. Braz Oral Res. 2006; 20(Supl): 170.

24. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola. Brasília: Ministério da Saúde;

2009. (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos de Atenção Básica ; n. 24).

25. McIntyre JD, Lee JY, Trope M, Vann WF Jr. Elementary school staff knowledge about dental injuries. Dent Traumatol. 2008; 24(3): 289-98. http://dx.doi.org/10.1111/j.1600-9657.2007.00542.x. PMid:18410391

26. Flores MT, Andersson L, Andreasen JO, Bakland LK, Malmgren B, Barnett F, et al, and the International Association of Dental Traumatology. Guidelines for the management of traumatic dental injuries. II. Avulsion of permanent teeth. Dent Traumatol. 2007; 23(3): 130-6. http:// dx.doi.org/10.1111/j.1600-9657.2007.00605.x. PMid:17511833

27. Bittencourt AM, Pessoa OF, Silva JM. Avaliação do conhecimento de professores em relação ao manejo da avulsão dentária em crianças. Rev Odontol UNESP. 2008; 37: 15-9.

28. Campos MIC, Henriques KAM, Campos CN. Nível de informação sobre a conduta de urgência frente ao traumatismo dental com avulsão. Pesq Bras Odontoped Clín Integr. 2006; 6(2): 155-9.

29. Ruellas RMO, Ruellas ACO, Ruellas CVO, Oliveira MM, Oliveira AM. Reimplante de dentes permanentes avulsionados - relato de caso. Rev Univ Alfenas. 1998; 4: 179-81.

30. Chan AW, Wong TK, Cheung GS. Lay knowledge of physical education teachers about the emergency management of dental trauma in Hong Kong. Dent Traumatol. 2001; 17(2): 77-85. http://dx.doi.org/10.1034/j.1600-9657.2001.017002077.x. PMid:11475950

 

588019cd7f8c9d0a098b534c rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections