Instruções e Políticas
Política Editorial
A Revista de Odontologia da Unesp (ISSN 1807-2577 – online) é um periódico científico de publicação contínua, revisado por pares que publica artigos científicos originais e revisão que constituam avanços no conhecimento na área de odontologia e áreas correlatas. Os artigos de revisão são escritos somente a pedido do editor. A Rev. Odontol. UNESP não publica relatos de casos, casos clínicos e comunicações breves. O periódico adota uma série de práticas, como a política de acesso aberto, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para a divulgação de trabalhos publicados. Todos os artigos publicados na Rev. Odontol. UNESP possuem DOI - Digital Object Identifier.
Políticas Gerais
Os artigos podem ser submetidos nos idiomas português ou inglês. Após a avaliação por pares e aceite do trabalho para publicação na Rev. Odontol. UNESP os textos em português poderão ser traduzidos para o idioma inglês, sendo de responsabilidade do(s) autor(es) o processo de tradução. Autores que não sejam nativos no idioma inglês deverão procurar auxílio de uma empresa de tradução. Os textos em inglês deverão ser acompanhados de documento que comprove sua revisão por profissionais com proficiência na língua inglesa. A revista faz revisão do texto no idioma português e inglês antes da publicação. Se o texto não estiver adequado, o(s) autor(es) são comunicados e é dado um prazo para que possam fazer as correções.
- O texto submetido deverá ser inédito e não pode ser submetido à outra revista concomitantemente. O periódico utiliza o programa anti-plagio Turnitin para verificação da originalidade do artigo. Se caso o artigo esteja publicado em repositório preprint, informar o identificador de acesso no momento da submissão.
- O periódico reserva-se o direito de submeter todos os trabalhos a um conselho de revisores plenamente autorizado a decidir pela sua aceitação, ou devolvê-los aos autores com sugestões e alterações no texto, e/ou para adaptação ao regulamento editorial da revista. Também em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico oferece a autores e revisores opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário de conformidade de ciência aberta.
- Os conceitos expressos nos trabalhos publicados são de total responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Editor-chefe, Editores científicos, Editores associados ou do Conselho Editorial.
- As datas de recebimento e aceitação são publicadas nos artigos.
- O periódico cobra taxa de R$ 700,00 (setecentos reais) para brasileiros e U$ 200,00 (duzentos dólares) para estrangeiros por artigo aceito para publicação. Não há taxa de submissão ou avaliação. A taxa será paga pelo(s) autor(es) após o recebimento da carta de aprovação do artigo para publicação. A taxa é paga diretamente à editora Cubo responsável pela produção editorial.
- Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
- O texto deverá vir devidamente revisado pelo(s) autor(es). Texto que não estiver adequado aos padrões do periódico será rejeitado.
- Os autores devem ter registro no ORCID e disponibilizar link de acesso no seu perfil.
- A Rev. Odontol. UNESP aceita submissões de manuscritos online no ScholarOne Manuscripts. Os autores devem inicialmente criar uma conta no ScholarOne ROUNESP-SCIELO. O sistema orientará os autores através de um processo passo a passo para criar a conta. Uma vez criada, os autores podem enviar seus manuscritos entrando em sua “Central de Autores” e clicando no botão “Clique aqui para enviar um novo manuscrito”. Os autores devem preparar os manuscritos de acordo com as instruções abaixo. O não cumprimento desta recomendação poderá resultar em atrasos ou na não submissão do manuscrito. Caso qualquer dificuldade seja encontrada em qualquer momento no processo de submissão, os autores são incentivados a entrar em contato com a Rev. Odontol. UNESP pelo e-mail revodontolunesp@gmail.com.
Preprints
O preprint é uma versão de um artigo antes da avaliação por pares, os quais certificam ou não sua publicação formal em um periódico. O preprint é depositado pelo autor correspondente em um servidor de preprints, geralmente temático, seguindo procedimentos públicos. A versão preprint pode ser um versão final ou uma versão incompleta, porém o mais comum é uma versão final. Ao utilizar este serviço, os autores estabelecem uma data como precedente, podem solicitar comentários e agregar sugestões ao manuscrito, que é enviado posteriormente ao processo editorial formal de um periódico. A Rev. Odontol. UNESP incentiva e aceita a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI. O periódico aceita artigos para avaliação já publicados em servidores de preprints. Os autores devem divulgar detalhes da postagem preprint, incluindo DOI e termos de licenciamento, mediante apresentação do manuscrito ou em qualquer outro ponto durante a consideração na Rev. Odontol. UNESP. Uma vez que o preprint é publicado, é responsabilidade do autor garantir que o registro seja atualizado com uma referência da publicação, incluindo o DOI e um link de URL para a versão publicada do artigo no site do periódico, e caso o artigo já esteja publicado a Rev. Odontol. UNESP vai considerar a inclusão da referência como “Correções e retrações” e seguirá as regras do periódico.
Utilização de Inteligência Artificial
A inteligência artificial não atende aos requisitos da Rev. Odontol. UNESP para autoria de um artigo científico, dada a necessidade de responsabilização. As ferramentas de inteligência artificial (IA) e Modelos de linguagem (LLM) não podem ser listadas como autores em nenhum trabalho acadêmico publicado pela Rev. Odontol. UNESP.
A utilização de Inteligência artificial pode ser utilizada pelos autores nos casos que não estejam relacionadas com problemas éticos, como: responsabilidade pelo artigo, presença e ausência de conflito de interesse e nem ser responsável por gerir acordos de licenças e direitos do(s) autor(es).
Os textos obtidos na IA podem incluir vieses, distorções, irrelevâncias, deturpações e plágio, muitos dos quais são causados pelos algoritmos que regem a sua geração e dependem, em grande medida, do conteúdo dos materiais utilizados na formação das perguntas.
Serão consideradas atividades válidas para a utilização de inteligência artificial:
- Assistência com o idioma do artigo. Quando a IA é utilizada para parafrasear ou aperfeiçoar o conteúdo original do autor, ao invés de sugerir conteúdo novo, se tornam similares a ferramentas como Grammarly, corretores ortográficos, dicionários e dicionários de sinônimos. Não serão aceitos textos traduzidos pela inteligência artificial.
- Busca de literatura. Os modelos de texto generativo podem ser utilizados como assistentes de busca e para identificar literatura relevante. Os requisitos habituais se aplicam para a precisão das citações e a minúcia das revisões bibliográficas; é preciso ter cuidado com os possíveis vieses nas citações sugeridas. O(s) autor(es) são importantes na seleção e análise crítica da pesquisa feita pela IA.
- Textos pouco inovadores. Alguns autores podem considerar que descrever conceitos amplamente conhecidos é perda de tempo e uma tarefa que pode ser automatizada. O manuscrito deveria especificar onde se utilizou um texto desta natureza e convencer os revisores de que se verificou que a geração seja precisa e que esteja acompanhada de citações relevantes e apropriadas.
- Os autores que utilizam ferramentas de IA na redação de um manuscrito, na produção de imagens ou elementos gráficos, ou na compilação e na análise de dados, devem deixar explícito na seção de Materiais e Métodos do artigo com detalhes de como foi utilizada a ferramenta de IA e qual ferramenta foi utilizada.
- Os autores são responsáveis pela precisão, integridade e originalidade de seus artigos de pesquisa, inclusive por qualquer uso de IA.
- A utilização da IA não deve violar a política de plágio da Rev. Odontol. UNESP. Os trabalhos acadêmicos devem ser de autoria do autor e não devem apresentar ideias, dados, palavras ou outros materiais de terceiros sem citação adequada e referência transparente.
Processo de Avaliação por Pares
A Rev. Odontol. UNESP define na sua política editorial os seguintes critérios para o processo de avaliação: adequação ao escopo do periódico e as normas técnicas, gramaticais e formais do periódico, relevância, conteúdo, coerência textual, consistência teórico-metodológica.
O processo de avaliação consiste em três etapas, a saber:
1. Análise preliminar dos editores e assistente editorial para verificar: adequação às instruções gerais definidas pela política editorial; quanto ao foco e escopo do periódico, a relevância e contribuição do texto e análise de similaridade em todos os documentos submetidos através da plataforma Turnitin. O periódico tem estrita atenção aos padrões éticos para a realização de pesquisas em animais e humanos. Certificados de comitês de ética em animais e humanos são exigidos no processo de submissão. Em caso de dúvida sobre a documentação apresentada o periódico poderá recusar o artigo. O artigo que não seguir os critérios será devolvido aos autores para correções, quantas vezes for necessário. Caso os trabalhos sejam inadequados ou estejam em desacordo com as normas do periódico, poderão ser rejeitados com base na avaliação, caso contrário serão enviados para avaliação por pares.
2. Encaminhamento para os revisores. O artigo que estiver em conformidade com as normas será submetido à avaliação de mérito e método científico por pelo menos dois revisores ad hoc de instituições distintas da de seu(s) autor(es).
Em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico oferece a autores e revisores opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário de conformidade de ciência aberta. Em caso de publicação das avaliações que fundamentaram a decisão de publicação do artigo, elas poderão ser editadas pelo corpo editorial do periódico.
Os revisores, por meio de um parecer redigido em formulário do ScholarOne, recomendarão uma dentre as opções:
- Aceite
- Pouca revisão
- Muita revisão
- Rejeitado
O(s) editor(es), após análise do parecer encaminham ao(s) autor(es). No caso do parecer ser Pouca revisão ou Muita revisão o artigo retorna ao(s) autor(es) para correção, modificação, adequação e ou justificativa as considerações do(s) revisor(es). O manuscrito revisado devem ser submetidos on-line no ScholarOne Manuscripts pelo mesmo autor que enviou o manuscrito original. A versão revisada de um artigo deverá ser re-enviada acompanhada de uma carta de apresentação explicando cada alteração solicitada pelo(s) revisor(s). As sugestões que não forem aceitas deverão ser validamente justificadas. As alterações devem ser claramente destacadas no texto. Quanto às sugestões e correções feitas diretamente no texto, recomenda-se que sejam feitas modificações nas configurações do Word, a fim de manter em sigilo a identidade do(s) autor(es). O artigo revisado e a carta de apresentação são avaliados inicialmente pelo Editor, que os encaminharão aos revisores quando solicitado.
Em caso de rejeição do artigo por um dos dois revisores, o Editor decidirá se o enviará para avaliação de um terceiro revisor. O Editor é responsável pela decisão final quanto à aceitação ou rejeição dos artigos. Caso haja dúvidas quanto à análise estatística, a mesma será encaminhada pelo periódico a um consultor estatístico.
3. O artigo corrigido é novamente enviado aos revisores para nova análise.
Após aprovação, o artigo é encaminhado à editora CUBO para o processo editorial. A prova final dos artigos é enviada ao autor correspondente através de e-mail com um link para baixar o artigo diagramado em PDF para aprovação final. O autor dispõe de um prazo de 72 horas para correção e devolução do original devidamente revisado, se necessário. Se não houver retorno da prova em 72 horas, o Editor Chefe considera como final a versão sem alterações, e não são mais permitidas maiores modificações. Apenas pequenas modificações, como correções de ortografia e verificação das ilustrações, são aceitas. Modificações extensas implicam a reapreciação pelos revisores e atraso na publicação do artigo.
Após aprovação pelo(s) autor(es) da prova do artigo e antes da publicação o(s) autor(es) receberá(ão) um e-mail com as orientações para o pagamento da taxa.
Dados Abertos
O periódico incentiva o(s) autor(es) a publicarem os conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, SciELO Data, Zenodo, Figshare e OSF, Mendeley Data caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa informação deve ser indicada no manuscrito. Em consequência, os artigos que publicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.
Cobrança de Taxas
A Rev. Odontol. UNESP não cobra taxa para submissão, avaliação e revisão dos artigos. Após o aceite pelo periódico é cobrada uma taxa de publicação no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) para brasileiros e U$ 200,00 (duzentos dólares) para estrangeiros por artigo aceito para publicação. Esta taxa é para pagamento da formatação do artigo para publicação.
Quando houver a necessidade de retificação, correção e/ou retratação o(s) autor(es) deverão pagar a taxa de R$ 500,00 (quinhentos reais) para brasileiros e U$ 100,00 (cem dólares) para estrangeiros.
O pagamento da tradução dos artigos para idioma em inglês é de responsabilidade de seus autores, isento a Rev. Odontol. UNESP dos custos.
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
A submissão de um artigo implica que o trabalho descrito não tenha sido publicado anteriormente (exceto na forma de resumo, palestra publicada ou tese acadêmica). O artigo será primeiramente avaliado quanto ao cumprimento das normas do Periódico e analisado por softwares de detecção de plágio pela assessoria técnica.
Correções e Retrações
Espera-se que os autores considerem cuidadosamente a lista e a sequência de autores antes de submeter seu manuscrito e encaminhem a lista definitiva de autores no momento da submissão. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
O artigo já publicado em que a má conduta for identificada permanece indexado na base de dados do periódico na condição de retratado. A retratação documenta o motivo da retratação devidamente referenciada, mediante comunicação do autor ou editor ou outro agente autorizado, e publicada no mesmo periódico. A retratação pode ser parcial quando à má conduta se aplica a uma parte específica do artigo, sem entretanto, comprometer o conjunto da pesquisa publicada.
O procedimento para registro de retratação de um artigo publicado pela Rev. Odontol. UNESP é iniciado após o recebimento de comunicação formal ao Editor-chefe do periódico, através do e-mail adriana.marcantonio@unesp.br, que comunicará a SciELO. A comunicação deve vir acompanhada do texto de retratação informando os motivos pelos quais o artigo sofrerá retratação.
O artigo não poderá ser “despublicado”. Casos de erros ou falhas, independente da natureza ou da origem, que não configuram má conduta, são corrigidos por meio de errata. O periódico publicará o mais rápido possível as erratas, correções ou retratações.
Qualquer adição e modificação no texto submetido deverá ser feita somente antes da aceitação do manuscrito e somente se aprovada pelo Editor-chefe do periódico. O Editor só considerará adição e modificação no texto em circunstâncias excepcionais após a aceitação do manuscrito. Enquanto o Editor considera a solicitação, a publicação do manuscrito ficará suspensa.
Caso o manuscrito já tenha sido publicado em número on-line, quaisquer solicitações aprovadas pelo Editor-chefe resultarão em retificação com taxa de R$ 500,00 (quinhentos reais) para brasileiros e U$ 100,00 (cem dólares) para estrangeiros (taxa de correções e retratações).
Política sobre Conflito de Interesses
Autores:
Os autores são obrigados a informar qualquer potencial conflito de interesses. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente o conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão.
Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo.
Exemplo de declaração quando não há conflito de interesses:
“Os autores declaram não haver conflito de interesses relacionado a este estudo”.
Exemplo de declaração de conflito de interesses:
“Este estudo foi financiado por uma bolsa da ABC Corporation, São Paulo, Brasil. Dr. Silva faz parte do conselho consultivo científico da ABC Corporation e ministra palestras patrocinadas pela empresa. Dr. Bezerra é consultor e acionista da CFG Corporation, Rio de Janeiro, Brasil. Dr. Brasil e Dr. Oliveira não relatam conflitos de interesse relacionados a este estudo.”
Editores e revisores:
O revisor deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar sobre à análise do manuscrito, e deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Os revisores devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Relações de trabalho com o(s) autor(ers) devem ser consideradas (ex.: participar ou ter participado de projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter relação de orientação com o autor; ter interesse financeiro com o projeto envolvido no manuscrito, ter parentesco com o(s) autor(es).
Assim como os revisores os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, tais como os submetidos por autores de seu departamento, colaboradores de pesquisa ou parentes.
Adoção de softwares de verificação de similaridade
O Periódico considera inaceitável a prática de plágio. O periódico utiliza o software Turnitin para verificação da originalidade do artigo antes de envia lo aos revisores. Será considerado similaridade quando o relatório gerado pelo programa demonstrar longos textos (mais de 30%) que demonstrem plágio. Quando é detectado plágio os autores são informados, com a apresentação do relatório gerado pelo software de detecção de plágio Turnitin. Quando houver dúvida ou questionamento, o editor-chefe entra em contato com o autor correspondente e, se necessário, com todos os autores. Se for comprovada duplicidade, contata-se as instituições de afiliação dos autores ou de financiamento envolvidas no desenvolvimento da pesquisa além do artigo ser recusado para publicação.
Questões de Sexo e Gênero
Os manuscritos submetidos à Rev. Odontol. UNESP devem observar os princípios da Diretriz sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research - SAGER). Por esta diretriz, os termos sexo (atributo biológico) e gênero (moldado por circunstâncias sociais e culturais) devem ser usados com atenção, a fim de evitar confusão em seu uso.
Comitê de Ética
O periódico tem estrita atenção aos padrões éticos para a realização de pesquisas em animais e humanos. Certificados de comitês de ética em animais e humanos são exigidos no processo de submissão. Em caso de dúvida sobre a documentação apresentada o periódico poderá recusar o artigo.
Propriedade Intelectual e Termos de Uso
Os autores detém os direitos autorais da publicação dos artigos publicados na Rev. Odontol. UNESP. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade exclusiva dos autores. O periódico utiliza a Atribuição Creative Commons (CC-BY) nos artigos publicados. Esta licença permite que os artigos publicados sejam reutilizados sem permissão para qualquer finalidade, uma vez citados o autor e a fonte original.
Patrocinadores
Forma e preparação dos manuscritos
Submissão dos artigos
Os artigos devem ser submetidos através do site: https://mc04.manuscriptcentral.com/rounesp-scielo
Todos os manuscritos devem vir, obrigatoriamente, acompanhados da Carta de Submissão assinada pelo(s) autor(es), Formulário de conformidade de ciência aberta e Certificado do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição quando necessário.
O manuscrito deve ser enviado em dois arquivos: a PÁGINA DE TÍTULO e o TEXTO PRINCIPAL.
As ilustrações devem ser enviadas separadamente.
Preparação do artigo
Artigos Originais
O artigo original não deve exceder 3.500 palavras, excluindo conflitos de interesse, agradecimentos, referências, ilustrações e legendas. O número total de ilustrações não deve ser superior a 4. As referências estão limitadas a no máximo 30. Todos os manuscritos devem ser estruturados em seções conforme demonstrado em "ESTRUTURA DO TEXTO". O resumo está limitado a 250 palavras.
Revisão Sistemática da Literatura
A revisão não deve exceder 4.000 palavras, excluindo ilustrações e legendas de figuras. O número total de ilustrações não deve ser superior a 4. Os resumos estão limitados a 250 palavras. A estrutura do texto é orientada na seção “ESTRUTURA DO TEXTO”. Os artigos de revisão são escritos e publicados somente à pedido do editor ao(s) autor(es).
A Revista de Odontologia da UNESP publica no seu site anais de Congressos científicos das Faculdades de Odontologia da UNESP. As normas de publicação dos resumos são orientadas aos responsáveis pelo congresso antes do envio a editora. Os custos da publicação dos anais são de responsabilidade do Congresso. O periódico pode não aceitar publicar os resumos se avaliar que eles não constituam avanços no conhecimento na área de odontologia e áreas correlatas.
Estrutura do Artigo
Página de Título
A página de título deve conter as seguintes informações:
-
título em português e inglês, que deve ser conciso e refletir o objetivo do estudo;
- nome(s) completo(s) do(s) autor (es), destacando o(s) sobrenome(s) na ordem de publicação, contendo o departamento e instituição a que o(s) autor(es) está(ão) filiado(s) (inclusive a sigla), os endereços completos (incluindo cidade e país), ex: Departamento de Materiais Dentários e Prótese Dentária, Faculdade de Odontologia, UNESP – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Araraquara , SP, Brasil, e-mail, ORCID.
- Os autores são obrigados a descrever a contribuição de cada autor em uma seção separada (Contribuições do Autor), no final do manuscrito, antes dos Agradecimentos. As contribuições dos autores devem seguir os termos definidos pela taxonomia CRediT que abrangem os critérios: conceitualização, curadoria de dados, análise de dados, recebimento de financiamento, pesquisa, metodologia, administração do projeto, desenvolvimento, implementação e teste de software, supervisão, validação de dados e experimentos, design da apresentação de dados, redação do manuscrito original, revisão e edição. Todos os autores devem aprovar a versão final do manuscrito e concordar em ser responsáveis por todos os aspectos do trabalho.
- NÃO INCLUIR titulação (DDS, MSc, PhD etc) e/ou cargos dos autores (Professor, Aluno de Pós-Graduação, etc).
- endereço completo do autor correspondente – para quem será enviada toda a correspondência – incluindo endereço de e-mail e ORCID.
- E-mail e ORCID de todos os autores.
- Os autores são obrigados a informar nesta seção qualquer potencial conflito de interesses. Caso contrário, deverão declarar que “Os autores declaram não haver conflito de interesses relacionado a este estudo”.
- Somente um autor deve ser designado como autor correspondente
Mudanças na autoria
Espera-se que os autores considerem cuidadosamente a lista e a ordem dos autores antes de submeter seu manuscrito e forneçam a lista definitiva de autores no momento da submissão original. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
ORCID
Como forma de padronização de autoria, é obrigatória a inclusão do iD do ORCID de todos os autores no ato da submissão. Após a primeira análise, antes do artigo ser encaminhado para avaliação por pares, os textos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).
O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register.
A apresentação do ORCID deve incluir a URL completa, acompanhada da expressão "https://" (por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-1825-0097).
Texto Principal
Um artigo original não deve exceder 3.500 palavras, excluindo: aprovação ética, conflitos de interesse, agradecimentos, referências, tabelas, figuras e legendas de figuras. O número total de ilustrações não deve ser superior a 4. As referências estão limitadas a 30. O resumo é limitado a 250 palavras.
A revisão não deve exceder 4.000 palavras, excluindo tabelas, figuras e legendas de figuras. O número total de ilustrações não deve ser superior a 4. O resumo está limitado a 250 palavras. A estrutura do artigo e da revisão é orientada na seção “Preparação”.
O artigo poderá ser submetido nos idiomas português ou inglês. Após a aprovação os textos submetidos em português poderão ser traduzidos para o idioma inglês. Autores que não sejam nativos de inglês deverão procurar auxílio de uma empresa de tradução, informações no “Políticas linguísticas”.
Título (em inglês e português)
Os títulos podem ter no máximo 75 caracteres (incluindo espaços).
Resumo (em inglês e português)
Todos os tipos de artigos (original e revisão) deverão conter RESUMO em inglês e português antes do texto com no máximo 250 palavras, estruturado da seguinte forma: objetivo, materiais e métodos, resultados e conclusão. Não devem conter abreviaturas ou referências.
Palavras-chave
Três palavras no mínimo e seis no máximo, com informações que permitam a compreensão e indexação do trabalho. As palavras-chave deverão ser citadas logo após o Resumo. Para seleção das palavras-chave, os autores deverão consultar a lista de tópicos da seguinte base de dados: Medical Subject Headings - MeSH database.
Devem ser separados por ponto e vírgula; a primeira palavra deve ser maiúscula.
Exemplo: palavras-chave: Compósito de resina; implante dentário; resistência flexural; reabilitação oral.
Key-words: Composite resins; dental implant; flexural resistance; mouth rehabilitation
Introdução
Fornecer uma explicação precisa do problema utilizando literatura pertinente, identificando eventuais lacunas que justifiquem a proposição do estudo. A hipótese a ser validada deverá ser estabelecida ao final da introdução.
Materiais e métodos
Devem ser apresentados com detalhes suficientes para permitir a confirmação das observações e permitir a sua reprodução. Cidade, Estado e País de todos os fabricantes de produtos, instrumentos, reagentes ou equipamentos devem ser incluídos logo após a primeira citação. Métodos já publicados devem ser referenciados, a menos que modificações tenham sido feitas. O cálculo amostral e os métodos estatísticos utilizados deverão ser descritos no capítulo.
Resultados
Os resultados deverão ser apresentados seguindo a sequência de Materiais e Métodos, com tabelas, ilustrações, etc. Todas as informações sobre dados contidas nas tabelas e ilustrações não devem ser repetidas no texto; apenas observações importantes devem ser enfatizadas.
Discussão
Os resultados devem ser discutidos em relação à hipótese a ser validada e à literatura (concordar ou discordar de outros estudos, explicando resultados divergentes). Apenas os resultados do estudo devem ser destacados e as informações mencionadas na Introdução ou nos Resultados não devem ser repetidas. As limitações do estudo devem ser relatadas e estudos futuros devem ser sugeridos.
Conclusão
As conclusões devem ser consistentes com os objetivos e não apenas repetir os resultados.
Contribuições dos autores
A Rev. Odonto. UNESP recomenda que as contribuições dos autores devem seguir os termos definidos pela taxonomia CRediT. As contribuições incluem: concepção ou desenho do trabalho, aquisição de dados, análise ou interpretação, redação ou revisão do manuscrito. Todos os autores devem aprovar a versão final do manuscrito e concordar em ser responsáveis por todos os aspectos do trabalho.
Agradecimentos
Indivíduos que contribuíram para o trabalho, mas não se qualificaram para autoria, podem ser reconhecidos nesta seção. Os auxílios financeiros devem ser especificados, mencionando o nome da organização financiadora (agência financiadora, empresa ou instituição) e o número de identificação do processo/concessão.
Declaração de Financiamento
Informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.
Conflito de interesses
Autores:
Os autores são obrigados a informar nesta seção qualquer potencial conflito de interesses.
O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente o conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão.
Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo.
Exemplo de declaração quando não há conflito de interesses
“Os autores declaram não haver conflito de interesses relacionado a este estudo”
Exemplo de declaração de conflito de interesses
“Este estudo foi financiado por uma bolsa da ABC Corporation, São Paulo, Brasil. Dr. Silva faz parte do conselho consultivo científico da ABC Corporation e ministra palestras patrocinadas pela empresa. Dr. Bezerra é consultor e acionista da CFG Corporation, Rio de Janeiro, Brasil. Dr. Brasil e Dr. Oliveira não relatam conflitos de interesse relacionados a este estudo.”
Editores e revisores:
O revisor deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar sobre à análise do manuscrito, e deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.
Os revisores devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Relações de trabalho com o(s) autor(ers) devem ser consideradas (ex.: participar ou ter participado de projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter relação de orientação com o autor; ter interesse financeiro com o projeto envolvido no manuscrito, ter parentesco com o(s) autor(es).
Assim como os revisores os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, tais como os submetidos por autores de seu departamento, colaboradores de pesquisa ou parentes.
Ilustrações e Tabelas
Ilustrações (figuras, gráficos, desenhos, etc.) serão consideradas no texto como figuras; deverão ser limitados a no máximo quatro (4) algarismos. Devem ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos na ordem em que aparecem no texto.
Todas as ilustrações devem ser incluídas e citadas no texto principal. As legendas das ilustrações devem ser colocadas acima da figura. As figuras deverão ser anexadas, nas cores originais, digitalizadas em formato tif , gif ou jpg , com resolução mínima de 300 dpi, 86 mm (tamanho da coluna) ou 180 mm (página inteira).
As tabelas deverão ser organizadas de forma lógica e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, devendo ser limitadas no máximo a duas (2) tabelas. As tabelas devem ser incluídas e citadas no texto principal. As legendas das tabelas devem ser colocadas acima da tabela. As tabelas deverão ser abertas nas laterais (direita e esquerda). As notas de rodapé serão indicadas por asteriscos e restritas ao mínimo possível.
Citação de autores no texto
Os autores devem ser citados no texto em ordem ascendente
As referências devem ser citadas sobrescritas em ordem crescente dentro do parágrafo.
A citação de autores no texto pode ser feita de uma das duas formas a seguir:
Apenas numericamente: Exemplo: "O padrão 'escada' é comumente observado radiograficamente, é caracterizado pela radiolucidez entre os ápices dos dentes e a borda inferior da mandíbula.6,10,11,13
Alfanumericamente:
Um autor: Ginnan4 (2006)
Dois autores: Tunga, Bodrumlu13 (2006)
Três ou mais autores: Shipper et al.2 (2004)
Exemplo: “As técnicas de obturação dentária utilizadas nos estudos discutidos não parecem ter influenciado os resultados obtidos, segundo Shipper et al.2 (2004) e Biggs et al.5 (2006). Shipper et al.2 (2004) e Tunga, Bodrumlu13 (2006)
Referências
A Rev. Odontol. UNESP adota as Normas de Vancouver – National Library of Medicine. Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com a Lista de Periódicos Indexados no Index Medicus. A veracidade das referências na lista e a correta citação no texto são de total responsabilidade do(s) autor(es). As referências que apresentarem DOI, estes devem ser colocados no final da referência. Somente referências relevantes para o estudo devem ser citadas.
Referências a comunicação pessoal, trabalhos em andamento ou em processo de submissão para publicação não devem constar na lista de referências. Quando essenciais, estas citações devem ser assinaladas em notas de rodapé da página do texto onde são mencionadas.
Exemplos de referências
Artigos em periódicos
Duane B. A cirurgia periodontal conservadora para tratamento de defeitos intraósseos está associada a melhorias nos parâmetros clínicos. Dente baseado em Evid . 2012;13(4):115-6. doi: 10.1038/sj.ebd.6400898.
Mehta, N & Marshman , Z Uma avaliação sistemática do Evidence-Based Dentistry Journal. Evid Based Dent 2016;17(3):66-69. doi: 10.1038/sj.ebd.6401179.
Sutej I, Peros K, Benutic A, Capak K, Basic K, Rosin- Grget K. Concentração de cálcio salivar e saúde periodontal de adultos jovens em relação ao tabagismo. Saúde Bucal Prev Dent. 2012;10(4):397-403.
Tawil G, Akl FA, Dagher MF, Karam W, Abdallah Hajj Hussein I, Leone A, et al. Prevalência dos polimorfismos IL-1beta+3954 e IL-1alfa-889 na população libanesa e sua associação com a gravidade da periodontite crônica em adultos. J Biol Regul Agentes Homeost. 2012;26(4):597-606.
Goyal CR, Klukowska M, Grender JM, Cunningham P, Qaqish J. Avaliação de uma nova escova de dentes elétrica multidirecional versus uma escova de dentes sônica comercializada na eficácia da placa bacteriana e gengivite. Sou J Dent. 2012;25 Especificação No A(A):21A-26A.
Caraivan O, Manolea H, Corlan Puşcu D, Fronie A, Bunget A, Mogoantă L. Aspectos microscópicos das alterações pulpares em pacientes com periodontite marginal crônica. Rom J Morphol Embrião. 2012;53 (3 Suplemento ):725-9.
Livros
Domitti SS. Prótese total articulada com prótese parcial adquirido. São Paulo: Santos; 2001.
Gold MR, Siegal JE, Russell LB, Weintein MC, editores. Custo-benefício em saúde e medicina. Oxford: Imprensa da Universidade de Oxford; 1997.
Pesquisa em humanos e/ou animais
O periódico dá estrita atenção aos padrões éticos para a realização de pesquisas em animais e humanos. Certificados de comitês de ética em animais e humanos são exigidos no processo de submissão. Em caso de dúvida sobre a documentação apresentada, o periódico poderá recusar o artigo.
Procedimentos experimentais com seres humanos e animais:
Pesquisa envolvendo seres humanos: Todos os trabalhos que relatem experimentos com seres humanos ou que utilizem partes de corpos ou órgãos humanos (como dentes, sangue, fragmentos de biópsia, saliva, etc.) deverão seguir os princípios éticos estabelecidos e apresentar documento que comprove aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da instituição do autor ou do Comitê da Instituição aonde foi realizada a pesquisa, estar em conformidade com a Declaração de Helsinque e que cada sujeito do projeto assinou um formulário de consentimento informado detalhado.
Pesquisa envolvendo animais: Todos os experimentos com animais devem cumprir as diretrizes da ARRIVE. Estudos envolvendo experimentos com animais deverão apresentar protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com animais da instituição do autor ou do Comitê da Instituição onde os animais foram obtidos e os experimentos foram realizados.
Os Editores Chefes e o Conselho Editorial deste periódico reservam-se o direito de recusar artigos submetidos que não apresentem evidências claras de que estes princípios foram respeitados ou que, a seu ver, os métodos utilizados não eram apropriados para pesquisas com seres humanos ou animais.
Após Aceitação
O autor correspondente receberá um e-mail com a aprovação do artigo para publicação na Rev. Odontol. UNESP. A editora responsável pela produção editorial fará a formatação do texto e após concluido enviará uma prova ao(s) autor(es) para confirmação e correção do texto quando necessário.
O autor dispõe de um prazo de 72 horas para correção e devolução da prova do artigo devidamente revisado, se necessário. Se não houver retorno da prova em 72 horas, o Editor Científico considera como final a versão sem alterações, e não são mais permitidas maiores modificações.
A prova será utilizada apenas para verificar a composição, edição, integridade e exatidão do texto, tabelas e figuras. Alterações significativas no artigo aceito para publicação somente serão consideradas nesta fase com autorização do Editor. É importante garantir que todas as correções nos sejam respondidas em uma única comunicação.
Verificar cuidadosamente a prova antes de responder, pois a inclusão de quaisquer correções subsequentes não pode ser garantida. A revisão é de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).
Após a finalização do artigo o(s) autor(es) receberão um e -mail da editora orientando o pagamento da taxa de publicação de R$ 700,00 (setecentos reais) para brasileiros e U$ 200,00 (duzentos dólares) para estrangeiros.
Check list de submissão
- Os documentos obrigatórios estão completos (Carta de submissão, Formulário de conformidade de ciência aberta e quando necessário o Certificado de Comitê de ética e Certificado de tradução).
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Formatação dos artigos.
- O texto submetido atende às diretrizes da Boa prática em pesquisa e Princípios Éticos
- O texto está em formato: .doc ou .docx ou .PDF.
- O artigo não foi publicado e não está em avaliação por outro periódico científico. A originalidade e o ineditismo são cruciais para o trâmite de textos no periódico (um programa anti-plágio será utilizado pelo editor para verificação da originalidade do artigo).
- Apresenta link de acesso no perfil do ORCID para cada autor.
- As referências estão de acordo com a norma Vancouver.
- As figuras estão adequadas as orientações do periódico.
Questões
Dúvidas sobre submissões em andamento deverão ser encaminhadas para: Conselho Editorial, e-mail: revodontolunesp@gmail.com
Contato
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP
Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903
Araraquara, São Paulo, SP, Brasil.
Tel.: (55 16) 3301-6376
E-mail: revodontolunesp@gmail.com