Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/doi/10.1590/1807-2577.08119
Revista de Odontologia da UNESP
Original Article

Saúde bucal na atenção primária à saúde: articulações entre o ensino e a estratégia de 
saúde da família

Oral health in primary health care: articulations between teaching and the family health strategy

Patrícia Laguna ROSELINO; Jaqueline Lopes DAMASCENO; Glória Lúcia Alves FIGUEIREDO

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Resumo

Resumo: Introdução: A saúde bucal na atenção primária à saúde, com profissionais da Odontologia aptos nesse campo de atuação, tem sido descrita como promissora estratégia para se promover saúde.

Objetivo: Identificar e descrever as articulações intersetoriais e suas contribuições para a formação do profissional em Odontologia e para a saúde bucal de crianças de um município paulista.

Material e método: Pesquisa de campo, do tipo transversal, de abordagem mista e de caráter intervencionista. Dados secundários foram obtidos dos prontuários e relatórios de estagiários em Odontologia. Foram realizados atendimentos odontológicos a 455 crianças da rede básica de ensino e oito entrevistas com os familiares das crianças faltosas aos atendimentos. Foi utilizada estatística descritiva, com frequência simples e porcentagem, e Análise de Conteúdo para os dados qualitativos.

Resultado: Verificou-se que 42% das crianças encontravam-se em situação de alto risco à doença cárie. Os traumas e medos, e o escasso conhecimento de higiene bucal das crianças e dos pais influenciaram negativamente no cuidado com a saúde bucal. No consultório odontológico, as fragilidades apontadas pelos familiares foram o despreparo profissional, que vão desde questões técnicas até formas de abordagem pessoal.

Conclusão: Conclui-se que a prática na atenção primária à saúde aproximou os universitários da realidade social e ampliou e diversificou os cenários de ensino-aprendizagem com maior tempo para educação em saúde. Contudo, há necessidade de mais pesquisas sobre as experiências curriculares efetivas nessa temática.

Palavras-chave

Atenção primária à saúde, colaboração intersetorial, estratégia saúde da família, educação em saúde, acesso aos serviços de saúde

Abstract

Abstract: Introduction: Oral health in primary health care, with qualified dental professionals in this field, has been described as a promising strategy to promote health.

Objective: To identify and describe intersectoral articulations, and their contributions to dental professional education, and oral health of children from a city of São Paulo - Brazil.

Material and method: Field research, cross-sectional, mixed approach and interventionist character. Secondary data were obtained from medical records and reports of dental interns. Dental visits were performed to 455 children from the basic education system and eight interviews with the family members of the children who missed the visits. Descriptive statistics, with simple frequency and percentage, and Content Analysis were used for qualitative data.

Result: It was found that 42% of the children were at high risk for caries disease. Traumas, fears and poor knowledge of oral hygiene of children and parents had a negative influence on oral health care. In the dental office the weaknesses pointed out by family members were professional unpreparedness, ranging from technical issues to forms of personal approach.

Conclusion: It is concluded that the practice in primary health care brought the students closer to social reality, expanded and diversified the teaching-learning scenarios with longer time for health education. However, there is a need for further research on effective curriculum experiences in this area.
 

Keywords

Primary health care, inter-sectoral collaboration, family health strategy, health education, access to health services

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