Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/doi/10.1590/1807-2577.05319
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Original Article

Radiopacidade de dentes artificiais para treinamento pré-clínico de endodontia

Artificial tooth radiopacity for preclinical endodontic training

Vanessa Mallmann WESCHENFELDER; Paola Tentardini BAINY; Mariana Boessio VIZZOTTO; Simone Bonato LUISI; Francisco MONTAGNER; Tiago André Fontoura de MELO

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Resumo

Resumo: Introdução: Dentes artificiais têm sido utilizados para a prática odontológica e, segundo seus fabricantes, apresentam muita similaridade aos dentes humanos para treinamento.

Objetivo: Avaliar a radiopacidade de dentes endodônticos artificiais para uso em atividades de ensino e saber a percepção de docentes quanto à análise radiográfica.

Material e método: Trinta réplicas de incisivos centrais superiores de três marcas comerciais (Fábrica de Sorrisos, IM do Brasil e Real Dent) e um incisivo humano foram utilizados. Foram dispostos sobre um sensor radiográfico o dente humano e um dente artificial de cada empresa. As análises de radiopacidade foram feitas no programa Photoshop® em triplicata em quatro regiões distintas: porção central da coroa e nos terços cervical, médio e apical do canal. A percepção quanto à utilização dos dentes como instrumento prático de ensino foi avaliada por meio de um questionário aplicado a oito professores de endodontia. Para análise estatística dos valores de radiopacidade, foi utilizada a ANOVA, seguida do teste de Tukey. Foi empregado um nível de significância de 5%. Para análise do questionário, foram empregados métodos descritivos e por porcentagem de dados no que se refere à frequência das respostas.

Resultado: Houve diferença de radiopacidade entre os diferentes dentes testados em cada região analisada (p > 0,05). Na percepção dos professores com relação à utilização dos dentes no ensino, eles colocaram em ordem crescente os seguintes dentes para uso: IM do Brasil, Fábrica de Sorrisos, Real Dent e humano.

Conclusão: A radiopacidade dos dentes artificiais foi diferente do humano. O dente artificial da Fábrica de Sorrisos apresentou os maiores valores de radiopacidade. Contudo, os professores consideraram ideais para utilização no ensino apenas o dente humano e o dente da Real Dent.

Palavras-chave

Educação odontológica, treinamento endodôntico pré-clínico, dentes artificiais, radiopacidade, percepção profissional

Abstract

Abstract: Introduction: Artificial teeth have been used for dental practice which, acoording to their manufactures, bear much similarity to human teeth for training.

Objective: To evaluate radiopacity of artificial endodontic teeth for use in teaching activities and to know the perception of teachers regarding radiographic analysis.

Material and method: Thirty replicates of upper central incisors of three trade marks (Fábrica de Sorrisos, IM do Brasil and Real Dent) and a human incisor were used. On a radiographic sensor, human tooth and one artificial tooth of each marks were arranged. Radiopacity analyzes were performed using Photoshop® in triplicate in four distinct regions: central portion of the crown and in the cervical, middle and apical thirds of the canal. The perception about the use of teeth as a practical teaching instrument was evaluated through a questionnaire applied to eight teachers of Endodontics. For statistical analysis of the radiopacity values ​​ANOVA was used, followed by the Tukey test. Significance level of 5%. For the analysis of the questionnaire were used descriptive methods and percentage of data regarding the frequency of responses.

Result: There was a difference in radiopacity between the different teeth tested, in each region analyzed (P > 0.05). In the teachers' perception regarding the use of teeth in teaching, the teachers placed the following teeth for use: IM do Brasil, Fábrica de Sorrisos, Real Dent and human.

Conclusion: The radiopacity of the artificial teeth was different from the human teeth. The artificial tooth of the Fábrica de Sorrisos presented the highest values ​​of radiopacity. The teachers considered ideal for use in teaching only the human teeth and the prototype Real Dent.
 

Keywords

Dental education, preclinical endodontic training, artificial teeth, radiopacity, professional perception

References

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