The impact of mentoring on the training of dentistry academics at the Federal University of Paraná
O impacto da mentoria na formação de acadêmicos de odontologia na Universidade Federal do Paraná
Yasmine Mendes PUPO; Eduarda FAGHERAZZI; Luiza Iaizzo MAGALHÃES; Isadora ALVES; Thainá Larsen RODRIGUES; Alana Silveira ROCHA; Júlio César TAFFAREL
Abstract
Keywords
Resumo
Palavras-chave
References
1 Figueirêdo EC Jr, Pereira JV. Análise e caracterização do panorama da distribuição de Cirurgiões-Dentistas no Brasil por especialidades odontológicas. Archives of Health Investigation. 2020;8(9).
2 de Almeida DCL, Fadel CB, Silva MF Jr. Mercado de trabalho público: percepção de formandos em Odontologia de uma universidade pública. Res Soc Dev. 2021;10(8):e49110817702.
3 Saliba NA, Moimaz SAS, Prado RL, Garbin CAS. Percepção do cirurgião-dentista sobre formação profissional e dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Rev Odontol UNESP. 2012 Sept-Oct;41(5):297-304.
4 Martins AF, Bellodi PL. Mentoring: uma vivência de humanização e desenvolvimento no curso médico. Interface (Maynooth). 2016 Jul-Sep;20(58):715-26.
5 Frei E, Stamm M, Buddeberg-Fischer B. Mentoring programs for medical students--a review of the PubMed literature 2000-2008. BMC Med Educ. 2010 Apr;10(1):32.
6 Mascarenhas F, Townsend J, Caballero P, Yu Q, Fidel PL Jr. Student and faculty perspectives of a faculty-student mentoring programme in a dental school. Eur J Dent Educ. 2019 May;23(2):184-9.
7 Moreira SNT, Albuquerque ICS, Pinto FEL Jr, Gomes AHB. Programa de Mentoria do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: atividades integrativas em foco. Rev Bras Educ Med. 2020;44(44):e169.
8 Souza MG, Reato LFN, Bellodi PL. Ressignificando a relação entre calouros e veteranos: mentoria de pares na visão de alunos mentores. Rev Bras Educ Med. 2020;44(4):e174.
9 Franzoi MAH, Martins G. Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas. Interface (Botucatu). 2020;24:e190772.
10 Ribeiro MMF, Martins AF, Fidelis GTA, Goulart GC, Molinari LC, Tavares EC. Tutoria em escola médica: avaliação por discentes após seu término e ao final do curso. Rev Bras Educ Med. 2013;37(4):509-14.
11 Taherian K, Shekarchian M. Mentoring for doctors. Do its benefits outweigh its disadvantages? Med Teach. 2008;30(4):e95-9.
12 Barros GC, Ferraz VEF, Panúncio-Pinto MP. Implementação de um programa de mentoring para estudantes de graduação em saúde: a experiência da FMRP-USP. Rev Bras Educ Med. 2021;45(supl 1):e115.
13 von der Borch P, Dimitriadis K, Störmann S, Meinel FG, Moder S, Reincke M, et al. A novel large-scale mentoring program for medical students based on a quantitative and qualitative needs analysis. GMS Z Med Ausbild. 2011;28(2):Doc26.
14 Alcântara LAR, Murta KMP, Souza TNVP, Molinari-Gomes LC. Mentoria: vantagens e desafios da educação
15 Panúncio-Pinto MP, Colares MFA. O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Medicina (Ribeirão Preto). 2015;48(3):273-81.
16 Ali S, Omair A, Baig M. Students’ perception of mentoring at Bahria University Medical and Dental College, Karachi. J Pak Med Assoc. 2015 Jun;65(6):615-9. PMid:26060157.
17 Schwartz B, Saad MN, Goldberg D. Evaluating the students’ perspectives of a clinic mentoring programme. Eur J Dent Educ. 2014 Aug;18(3):115-20.
18 Sheridan RA, Hammaker DJ, de Peralta TL, Fitzgerald M. Dental students’ perceived value of peer-mentoring clinical leadership experiences. J Dent Educ. 2016 Mar;80(3):311-7.
19 Menezes DPF, Cunha ATR, Oliveira LCR, Souza LFF. Peer mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL. Rev Bras Educ Med. 2021;45(suppl 1):e103.
20 Henry-Noel N, Bishop M, Gwede CK, Petkova E, Szumacher E. Mentorship in medicine and other health professions. J Cancer Educ. 2019 Aug;34(4):629-37.
21 Pamuk S, Thompson AD. Development of a technology mentor survey instrument: Understanding student mentors’ benefits. Comput Educ. 2009 Aug;53(1):14-23.
22 Sheehan A, Dahlen HG, Elmir R, Burns E, Coulton S, Sorensen K, et al. The implementation and evaluation of a mentoring program for Bachelor of Midwifery students in the clinical practice environment. Nurse Educ Pract. 2023 Jul;70:103687.
23 Graneheim UH, Lundman B. Qualitative content analysis in nursing research: concepts, procedures and measures to achieve trustworthiness. Nurse Educ Today. 2004 Feb;24(2):105-12.
24 World Health Organization - WHO. World mental health report: transforming mental health for all. Geneva: WHO; 2022.
25 Panúncio-Pinto MP, Fátima M, Colares A. The college student: the challenges of a comprehensive education. Medicina. 2015;48(3):273-81.
26 Campbell TA, Campbell DE. Faculty/student mentor program: effects on academic performance and retention. Res High Educ. 1997;38(6):727-42.
27 Secchi LAA, Vieira BA. Eureka: um programa de mentoria de alunos de Medicina com engajamento e alta adesão. Rev Bras Educ Med. 2021;45(supl 1):e123.
28 Teixeira LAS. Mentoria é uma arte, não um ofício. Rev Bras Educ Med. 2021;45(supl 1):e101.
Submitted date:
10/16/2024
Accepted date:
10/30/2024