Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/doi/10.1590/1807-2577.01217
Revista de Odontologia da UNESP
Original Article

Quality of life of postgraduate students stricto sensu in dentistry and sociodemographic factors

Qualidade de vida dos alunos de pós-graduação stricto sensu em odontologia e fatores sociodemográficos

Cinthia Nara Gadelha TEIXEIRA, Maria Imaculada de Queiroz RODRIGUES, Paulo Goberlanio de Barros SILVA, Myrna Maria Arcanjo FROTA, Maria Eneide Leitão de ALMEIDA

Downloads: 3
Views: 1037

Abstract

Introduction: Quality of life (QL) is subjective and must be based on a multidimensional construct and on positive and negative factors in the individual’s life. Objective: The objective of this study was to evaluate the QL of the students of the Postgraduate Program in Dentistry (PPGO) of the Federal University of Ceará. Material and method: Cross-sectional study with a quantitative approach, conducted with 88 students regularly enrolled in PPGO. The QL was measured by the World Health Organization Questionnaire for Quality of Life-bref (WHOQOL-bref). For a better analysis of the QL scores, they were categorized into three levels: dissatisfaction, uncertainty and satisfaction. A multinomial logistic regression model was used. Result: The majority of the respondents (55.7%) was classified in the area of satisfaction with QL, with 14,05 total average scores, corresponding to 62.8% of the total. By associating the socio-demographic data with the categories of analysis of QL, it was observed relevant in single students (p=0.005), those who considered themselves religious (p=0.041) and those who did not have a postgraduate scholarship (p=0.025), being evaluated in the area of dissatisfaction/uncertainty about the QL. Conclusion: It was concluded that marital status, religion and scholarship in postgraduate school were relevant in the QL of stricto sensu postgraduate students in Dentistry.

Keywords

Quality of life; students, dental; education.

Resumo

Introdução: A qualidade de vida (QV) é subjetiva e deve ser baseada num constructo multidimensional e em fatores positivos e negativos da vida do indivíduo. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a QV dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal do Ceará. Material e método: Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 88 discentes regulamente matriculados no PPGO. A QV foi mensurada pelo World Health Organization Questionnaire for Quality of Life-bref (WHOQOL-bref). Para uma melhor análise dos escores de QV, eles foram categorizados em três níveis: insatisfação, indefinição e satisfação. Modelo de regressão logística multinomial foi utilizado. Resultado: A maioria dos entrevistados (55,7%) foi classificada na região de satisfação quanto a QV, sendo 14,05 a média total dos escores, correspondendo a 62,8% do total. Ao associar os dados sociodemográficos com as categorias de análise da QV, observou-se relevância nos estudantes solteiros (p=0,005), os que se consideraram religiosos (p=0,041) e aqueles que não possuíam bolsa na pós-graduação (p=0,025), sendo avaliados na região de insatisfação/indefinição quanto à QV. Conclusão: Concluiu-se que o estado civil, religiosidade e bolsa na pós-graduação foram relevantes na QV dos alunos da pós-graduação stricto sensu em Odontologia.

Palavras-chave

Qualidade de vida; estudantes de odontologia; educação.

References

1. UFC: Universidade Federal do Ceará. Farmácia. Missão e histórico [Internet]. 2015 [citado 2015 Dez 28]. Disponível em: http://www.ffoe.ufc.br/index.php?option=com_content&task=view&id=23&Itemid=29

2. UFC: Universidade Federal do Ceará. Histórico e descrição [Internet]. 2016 [citado 2015 Dez 15]. Disponível em: http://www.ppgo.ufc.br/index.php/historico-e-descricao

3. CAPES: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Avaliação. Sobre a avaliação. Mestrado e doutorado: o que são? [Internet]. 2015 [citado 2015 Dez 17]. Disponível em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-e-doutorado-o-que-sao

4. The WHOQOL Group. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Soc Sci Med. 1995 Nov;41(10):1403-9. PMid:8560308. http://dx.doi.org/10.1016/0277-9536(95)00112-K.

5. Fleck MPA, Louzada S, Xavier M, Chachamovich E, Vieira G, Santos L, et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida “WHOQOL-Bref ”. Rev Saude Publica. 2000Abr;34(2):178-83. PMid:10881154. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102000000200012.

6. Brito DP, Oliveira LMR, Braga SR, Nuto SAS, Viana FAC. Avaliação da qualidade de vida de acadêmicos de Odontologia do estado do Ceará. Coleç Pesqui Educ Fís. 2012;11(3):41-50.

7. Eurich RB, Kluthcovsky ACGC. Avaliação da qualidade de vida de acadêmicos de graduação em Enfermagem do primeiro e quarto anos: influência das variáveis sociodemográficas. Rev Psiquiatr. 2008 Dez;30(3):211-20. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082008000400010.

8. Zhang Y, Qu B, Lun S, Wang D, Guo Y, Liu J. Quality of life of medical students in china: a study using the WHOQOL-BREF. PLoS One. 2012;7(11):e49714. PMid:23209595. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0049714.

9. Henning MA, Krägeloh C, Moir F, Doherty I, Hawken SJ. Quality of life: international and domestic students studying medicine in New Zealand. Perspect Med Educ. 2012 Aug;1(3):129-42. PMid:23316469. http://dx.doi.org/10.1007/s40037-012-0019-y.

10. The WHOQOL Group. Sintaxe SPSS - WHOQOL - bref questionnaire [Internet]. 2015 [cited 2015 Dec 17]. Available from: http://www. ufrgs.br/psiq/whoqol86.html

11. Kawakame PMG, MiyadahiraAMK. Qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2005 Jun;39(2):164- 72. PMid:16060303. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342005000200006.

12. Saupe R, Nietche EA, Cestari ME, Giorgi MDM, Krahl M. Qualidade de vida dos acadêmicos de Enfermagem. Rev Lat Am Enfermagem. 2004 Ago;12(4):636-42. PMid:15651648. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692004000400009.

13. Chazan ACS, Campos MR, Portugal FB. Qualidade de vida de estudantes de Medicina da UERJ por meio do Whoqol-bref: uma abordagem multivariada. Cien Saude Colet. 2015 Feb;20(2):547-56. PMid:25715148. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015202.05182014.

14. Alves JGB, Tenório M, Anjos AG, Figueroa JN. Qualidade de vida em estudantes de Medicina no início e final do curso: avaliação pelo Whoqol-bref. Rev Bras Educ Med. 2010;34(1):91-6. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100011.

15. Paro HB, Morales NM, Silva CH, Rezende CH, Pinto RM, Morales RR, et al. Health-related quality of life of medical students. Med Educ. 2010 Mar;44(3):227-35. PMid:20444053. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2923.2009.03587.x.

16. Gomes JRAA, Hamann EM, Gutierrez MMU. Aplicação do WHOQOL-BREF em segmento da comunidade como subsídio para ações de promoção da saúde. Rev Bras Epidemiol. 2014 Jun;17(2):495-516. PMid:24918419. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400020016ENG.

17. Hyun JK, Quinn BC, Madon T, Lustig S. Graduate student mental health: needs assessment and utilization of counseling services. J Coll Student Dev. 2006 May-Jun;47(3):247-66. http://dx.doi.org/10.1353/csd.2006.0030.

18. ChiesaAM, Fracolli LA, Zoboli ELPC, Maeda ST, Castro DFA, Barros DG, et al. Possibilidades do WHOQOL-bref para a promoção da saúde na Estratégia Saúde da Família. Rev Esc Enferm USP. 2011 Dez;45(Esp 2):1743-7. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000800018.

19. Skevington SM, Lotfy M, O’ConnellKA. The World Health Organization’s WHOQOL- BREF quality of life assessment: psychometric properties and results of the international field trial. A report from the WHOQOL group. Qual Life Res. 2004 Mar;13(2):299-310. PMid:15085902. http://dx.doi.org/10.1023/B:QURE.0000018486.91360.00.

20. Cardoso CS, Caiaffa WT, Bandeira M, Siqueira AL, Abreu MNS, Fonseca JOP. Qualidade de vida e dimensão ocupacional na esquizofrenia: uma comparação por sexo.Cad Saude Publica. 2006 Jun;22(6):1303-14. PMid:16751969. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000600019.

21. WHOQOL SRPB Group. A cross-cultural study of spirituality, religion, and personal beliefs as components of quality of life. Soc Sci Med. 2006 Mar;62(6):1486-97. PMid:16168541. http://dx.doi.org/10.1016/j.socscimed.2005.08.001.

22. Fleck MPA, Borges ZN, Bolognesi G, Rocha NS. Desenvolvimento do WHOQOL, módulo espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais. Rev Saude Publica. 2003 Ago;37(4):446-55. PMid:12937705. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000400009.

23. Pinto GS, Nascimento GG, Mendes MS, Ogliari FA, Demarco FF, Correa MB. Scholarships for Scientific Initiation Encourage Post-Graduation Degree. Braz Dent J. 2014 Jan-Feb;25(1):63-8. PMid:24789295. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6440201302363.

24. Toassi RFC, Souza JM, Rösing CK, BaumgartenA. Perfil sociodemográfico e perspectivas em relação à profissão do estudante de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Rev Fac Odontol Univ Nac. 2011 Jan-Dez;52(1/3):25-32.

25. Lordêlo JAC, Verhine RE. O retorno do investimento em mestrado e doutorado para professores universitários: uma avaliação econômica da educação pós-graduada. Est Aval Educ. 2001 Jul-Dez(24):165-89. http://dx.doi.org/10.18222/eae02420012205.

59f859100e8825135c967cb2 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections