Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/doi/10.1590/1807-2577.00122
Revista de Odontologia da UNESP
Original Article

Presença de ansiedade em docentes universitários do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo em tempos de pandemia

Anxiety in university professors of the Dentistry course at the Federal University of Espírito Santo in pandemic times

Deise Berger VELTEN; Caroline Rodrigues THOMES; Maria Helena Monteiro de Barros MIOTTO

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Resumo

Resumo: Introdução: A situação atual caracterizada por uma pandemia causada pela cepa de coronavírus 2019 (COVID-19) estabelece essa crise de saúde pública como uma calamidade de preocupação global, devido à alta virulência e ao elevado poder de disseminação desse novo vírus na população, fator este que está desencadeando grandes transtornos de ansiedade não só na população, mas também nos profissionais da área da saúde.

Objetivo: Analisar os níveis de ansiedade em professores do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) durante a pandemia da COVID-19.

Material e método: Estudo transversal no qual foram avaliados os níveis de ansiedade de acordo com a presença de sintomas de ansiedade em 48 professores do curso de Odontologia da UFES que responderam a dois questionários autoaplicáveis: o questionário Beck Anxiety Inventory (BAI) e outro questionário que caracterizou o perfil sociodemográfico dos respondentes no período de 30 de agosto de 2020 a 30 de outubro de 2020. Foram utilizados estatística descritiva e os testes qui-quadrado e o exato de Fisher para analisar as associações entre as variáveis, e também o Odds Ration.

Resultado: Os resultados demonstraram que a maioria dos docentes – n=20, (41,7%) – apresentam pelo menos um nível de ansiedade e sintomatologias referentes a essa condição, porém, sem diferenças estatisticamente significativas.

Conclusão: Constata-se que, frente às demandas atuais, precisam estimular a construção crítica dos indivíduos para que aprendam a conviver na sociedade como sujeitos conscientes, reflexivos e participativos, mas para isso é fundamental que também estejam física e mentalmente saudáveis.

Palavras-chave

Coronavírus, docentes de odontologia, ansiedade

Abstract

Abstract: Introduction: The current situation characterized by a pandemic caused by the coronavirus disease (COVID-19) establishes this public health crisis as a global calamity, due to the increased virulence and higher transmissibility of this new variant of the CoV virus, a factor which is triggering major anxiety disorders, not only in the general population, but also among health professionals.

Objective: To analyze the levels of anxiety in professors of the Dentistry Course at the Federal University of Espírito Santo (UFES) during the COVID-19 outbreak.

Material and method: This is a cross-sectional study, in which anxiety levels were evaluated according to the presence of symptoms in 48 professors of the Dentistry course at UFES who answered two self-administered questionnaires: the Beck Anxiety Inventory (BAI) scale and another survey that aimed to identify the sociodemographic profile of the participants, the present study was conducted from August 30, 2020 to October 30, 2020. Descriptive statistics, chi-squared and Fisher's exact tests were used to analyze the associations between the variables as well as the odds ratio.

Result: The results showed that most professors - n=20, (41.7%) - do experience at least one level of anxiety and symptoms related to this condition, albeit, without statistically significant differences.

Conclusion: It appears that in the face of current demands, we need to stimulate the construction of critical thinking so that people may learn to live in society as conscious, thoughtful and proactive individuals, furthermore, it is essential that they are both physically and mentally healthy.
 

Keywords

Coronavirus, dentistry professors, anxiety

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Submitted date:
01/09/2022

Accepted date:
06/28/2022

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