Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/67f819dda953955eb87bbaa5
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Tratamento ortodôntico com camuflagem em paciente com maloclusão Classe III

Michelle Sousa OLIVEIRA, Jonas BIANCHI

Downloads: 0
Views: 28

Resumo

Introdução: A maloclusão esquelética e dentária Classe III apresenta desafios terapêuticos significativos, podendo ser abordados por meio de cirurgia ortognática ou tratamento ortodôntico. Este relato de caso descreve uma abordagem não cirúrgica para o tratamento de um paciente masculino de 19 anos com maloclusão Classe III, overjet de -3 mm e mordida cruzada. Objetivo: Apresentar e avaliar a eficácia de uma abordagem não cirúrgica no tratamento de maloclusão Classe III, utilizando métodos ortodônticos para alcançar uma oclusão funcional e estética satisfatória. Método: O plano de tratamento incluía o uso de aparelho ortodôntico fixo e alinhador ortodôntico, remoção de dois pré-molares inferiores, expansão da maxila com MARPE (MiniImplant Assisted Rapid Palatal Expansion) e uso de ancoragem esquelética com miniimplantes. Optou por um tratamento ortodôntico com camuflagem. Resultados: A expansão maxilar assistida por mini-implantes e a extração dos pré-molares inferiores foram cruciais para a correção da discrepância anteroposterior e a melhoria do perfil facial do paciente. O tratamento ortodôntico com camuflagem proporcionou uma correção efetiva da maloclusão Classe III, resultando em uma melhora estética significativa. Conclusão: A abordagem ortodôntica com camuflagem foi eficaz na correção da maloclusão Classe III em um paciente de 19 anos. O tratamento, que incluiu expansão maxilar assistida por miniimplantes, remoção de pré-molares e uso de aparelho fixo e alinhador, alcançou uma melhoria estética significativa e uma oclusão funcional sem a necessidade de cirurgia ortognática.

Palavras-chave

Aparelhos ortodônticos fixos; ortodontia corretiva; ortodontia
67f819dda953955eb87bbaa5 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections