Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/67f81296a953955c43047202
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Estudo sobre os níveis de flúor em cremes dentais infantis comercializados na Bolívia

Amanda Costa TRONCHA, Juliano Pelim PESSAN, Tatiana Lía la Fuente ARIAS, Thayse Yumi HOSIDA, Alberto Carlos Botazzo DELBEM, Caio SAMPAIO

Downloads: 0
Views: 27

Resumo

Introdução: Dezesseis dentifrícios comerciais foram adquiridos em farmácias, supermercados e centrais de abastecimentos da cidade de La Paz (Bolívia). Objetivo: Esse estudo teve o objetivo de analisar as concentrações de flúor em dentifrícios fluoretados para uso infantil comercializados na Bolívia. Método ou Conduta Clínica: Os dentifrícios tiveram o seu conteúdo de flúor iônico, flúor total e flúor solúvel total analisados por eletrodo íonseletivo, em conjunto a um eletrodo de referência, acoplados a um potenciômetro, após tamponamento das amostras com TISAB II. Para análise do conteúdo de flúor total, esta ocorreu após extração com HCl 2 M, sob agitação das amostras por 1 h, a 45 ºC. Os dados obtidos por meio de experimentos realizados em triplicata foram analisados por análise descritiva, por valores de média e desvio-padrão. Resultados: De uma forma geral, o teor de flúor presente em cada produto é semelhante ao indicado pelo fabricante. No entanto, quatro dentifrícios apresentaram concentrações de flúor inferiores ao indicado pelo fabricante (E, F, K, L), estando mais de 10% abaixo dos valores indicados no rótulo. Conclusão: Pode-se concluir que, de modo geral, os dentifrícios apresentaram concentrações compatíveis com as indicadas pelo fabricante, embora uma discrepância tenha sido observada para alguns dentifrícios. No entanto, estudos longitudinais são necessários para verificar a viabilidade do conteúdo de flúor no produto a longo prazo, de modo que o seu efeito protetivo não seja afetado.

Palavras-chave

Criança; dentifrícios; fluoretos
67f81296a953955c43047202 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections