Análise da formação de biofilme sobre a zircônia submetida ao polimento ou glaze: um estudo in vitro
Gabriela de Arruda RIBEIRO, Livia FIORIN, Adriana Claudia Lapria Faria QUEIROZ, Viviane de Cassia OLIVEIRA, Ana Paula MACEDO, Ricardo Faria RIBEIRO, Renata Cristina Silveira Rodrigues FERRACIOLI
Resumo
Introdução: A zircônia monolítica tem despertado interesse na odontologia devido às suas propriedades físicas e mecânicas satisfatórias, podendo ser uma alternativa para a confecção de coroas. Contudo, não existe na literatura um protocolo para o acabamento desse material. Objetivo: avaliar in vitro a formação de biofilme sobre espécimes de zircônia submetidos a polimento ou glaze. Método: Foram confeccionados 63 corpos de prova de zircônia de 10 mm x 10 mm x 2,0 mm e divididos em três grupos: controle, glaze e polimento. Fez-se a análise de rugosidade dos espécimes através do microscópio confocal a laser. Para os ensaios microbiológicos, os espécimes foram contaminados com biofilme multiespécies (Candida albicans, Streptococcus mutans e Lactobacillus casei) e foi feita a determinação da carga microbiana através da contagem das unidades formadoras de colônia (UFC/mL), aderência microbiana através da análise de imagens do microscópio de epifluorescência e biovolume a partir do microscópio confocal de varredura a laser. Resultados: Ao comparar a rugosidade, houve diferença significante entre os grupos (p<0.001), em que o grupo glaze apresentou maior rugosidade que os grupos polimento (p<0.006) e controle (p=0.016). Para UFC não houve diferença significante para nenhum dos microorganismos testados (C. albicans– p=0.158; L. casei–p=0.610 e S. mutans–p=0.904). O mesmo foi observado para o biovolume (p=0.082). Para aderência microbiana, o grupo polimento apresentou menor quantidade de área com biofilme quando comparado ao grupo controle, tanto para o biofilme total (p=0.008) quanto para o biofilme vivo (p=0.005). Conclusão: Conclui-se que não há diferença na formação de biofilme entre os tratamentos de superfície testados, sendo necessários mais estudos.