Odontologia hospitalar no ambiente digital: o que se publica sobre esta especialização?
Júlia Braga CUNHA, Fabrício Campos MACHADO, Thiago de Amorim CARVALHO
Resumo
Introdução: Um movimento de popularização vem acontecendo com a Odontologia Hospitalar (OH), seja por seu impacto na saúde das pessoas hospitalizadas, pelo reconhecimento multiprofissional ou do poder público. Neste contexto, aumentam também as páginas e publicações em redes sociais com a temática da OH, o que torna o conteúdo acessível, inclusive para fins de aprendizagem e aquisição de informações. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi caracterizar as publicações sobre odontologia hospitalar disponíveis em páginas da internet e em páginas do Instagram, além de avaliar a qualidade dos conteúdos disponíveis do ponto de vista da evidência científica e do uso de referências. Método: Foi realizado um estudo transversal e exploratório. A partir da pesquisa da chave de busca “odontologia hospitalar” foram localizadas páginas do Instagram e da Internet via Google. Resultados: No Instagram foram localizadas 15 páginas que atendiam aos critérios de inclusão, e as últimas 5 publicações foram analisadas (n=75). Para o Google foram avaliados conteúdos que correspondessem à projeto de lei, entre os primeiros 25 resultados da pesquisa, já que se trata dos mais relevantes a partir da marcação do algoritmo. Conclusão: Percebeu-se que o uso de referências não é frequente nem nas publicações do Instagram, tampouco nos conteúdos da Internet. Tal fato é tão importante, que os resultados deste trabalho demonstram essa urgência na mudança de cenário dos conteúdos publicados na rede mundial de computadores. Nesse sentido, os professores e os próprios conselhos podem atuar como bússolas, na orientação da divulgação e consumo de conteúdo aos estudantes e aos profissionais de saúde.