Metodologia ativa de ensino na odontologia
Fabiane Raposo ANDRADE, Juliana Nunes da Silva Meirelles Dória MAIA, Luise Gomes MOTTA, Karin de melo WEIG, Thales Ribeiro de MAGALHÃES FILHO
Resumo
Introdução: A relação ensino-aprendizagem nos cursos de odontologia no Brasil ainda é pautada no desenvolvimento científico e nas habilidades técnicas fundamentais para a prática profissional, mas as metodologias ativas de ensino têm ganhado destaque com as transformações da sociedade contemporânea, a partir da rápida evolução da tecnologia. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo avaliar o uso de metodologia ativa de ensino nos cursos de graduação em odontologia. Método: Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados PubMed, Scielo e Google Acadêmico, nos idiomas português e inglês, através dos descritores educação em odontologia, metodologia ativa na odontologia, métodos pedagógicos em odontologia e ensino ativo na odontologia Resultados: A aplicação de ferramentas pedagógicas dinâmicas, como: jogos educativos, estudos de caso, aprendizagem baseada em projetos, gamificação, debates, simulações e outras atividades, torna o ensino mais dinâmico e adaptado tanto às demandas da atualidade quanto às necessidades dos alunos, tornando a sala de aula um ambiente motivador e descontraído. Quando os alunos são desafiados a resolver problemas reais, eles desenvolvem a habilidade de analisar situações, formular hipóteses, testar e discutir soluções, e avaliar os resultados. O método de ensino ativo proporciona autonomia, disciplina e responsabilidade ao aluno, estimulando a definir objetivos, gerir o tempo, buscar informações e avaliar o próprio progresso. A aprendizagem ultrapassa a simples memorização de conteúdo e informações, mas possibilita a utilização do conhecimento em diversos contextos, gerando retenção a longo prazo e capacidade de transferir habilidades e resoluções para novas situações. Conclusão: A metodologia ativa de ensino na odontologia oferece a oportunidade de diversificar a abordagem educativa, estimulando a criatividade, o pensamento crítico/reflexivo, a resolução de problemas, a colaboração, a participação, a adaptabilidade e a interação social.