Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/67f53feaa9539514ef4390b2
Revista de Odontologia da UNESP
Resumo de Congresso

Metodologia ativa de ensino na odontologia

Fabiane Raposo ANDRADE, Juliana Nunes da Silva Meirelles Dória MAIA, Luise Gomes MOTTA, Karin de melo WEIG, Thales Ribeiro de MAGALHÃES FILHO

Downloads: 0
Views: 12

Resumo

Introdução: A relação ensino-aprendizagem nos cursos de odontologia no Brasil ainda é pautada no desenvolvimento científico e nas habilidades técnicas fundamentais para a prática profissional, mas as metodologias ativas de ensino têm ganhado destaque com as transformações da sociedade contemporânea, a partir da rápida evolução da tecnologia. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo avaliar o uso de metodologia ativa de ensino nos cursos de graduação em odontologia. Método: Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados PubMed, Scielo e Google Acadêmico, nos idiomas português e inglês, através dos descritores educação em odontologia, metodologia ativa na odontologia, métodos pedagógicos em odontologia e ensino ativo na odontologia Resultados: A aplicação de ferramentas pedagógicas dinâmicas, como: jogos educativos, estudos de caso, aprendizagem baseada em projetos, gamificação, debates, simulações e outras atividades, torna o ensino mais dinâmico e adaptado tanto às demandas da atualidade quanto às necessidades dos alunos, tornando a sala de aula um ambiente motivador e descontraído. Quando os alunos são desafiados a resolver problemas reais, eles desenvolvem a habilidade de analisar situações, formular hipóteses, testar e discutir soluções, e avaliar os resultados. O método de ensino ativo proporciona autonomia, disciplina e responsabilidade ao aluno, estimulando a definir objetivos, gerir o tempo, buscar informações e avaliar o próprio progresso. A aprendizagem ultrapassa a simples memorização de conteúdo e informações, mas possibilita a utilização do conhecimento em diversos contextos, gerando retenção a longo prazo e capacidade de transferir habilidades e resoluções para novas situações. Conclusão: A metodologia ativa de ensino na odontologia oferece a oportunidade de diversificar a abordagem educativa, estimulando a criatividade, o pensamento crítico/reflexivo, a resolução de problemas, a colaboração, a participação, a adaptabilidade e a interação social.

Palavras-chave

Educação em odontologia; métodos de ensino; métodos pedagógicos
67f53feaa9539514ef4390b2 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections