Revista de Odontologia da UNESP
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Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Treinamento em odontologia com simulador háptico

Luiza Jervasio SILVA, Henrique Kenji TAKARADA, Pedro Martini Haddad FIGUEIRA, Eloisa Andrade de PAULA, Alessandra Timponi Goes CRUZ, Ana Paula Gebert de Oliveira FRANCO, Maria Isabel Anastacio Faria de FRANÇA, Yasmine Mendes PUPO

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Resumo

Introdução: O Simodont Dental Trainer (SDT) é um avançado simulador de realidade virtual que oferece treinamento em odontologia em diversos países. Objetivo: Relatar a experiência extensionista da atuação de estudantes de odontologia no treinamento háptico com simulador SDT, no laboratório de simulação da Universidade Federal do Paraná. Método: O projeto de extensão “Simulação Realística em Odontologia” visa desenvolver e aprimorar habilidades técnicas e manuais dos acadêmicos em atendimentos odontológicos por meio de simulação realística tridimensional. Resultados: O laboratório de simulação criado oferece um ambiente virtual para práticas acadêmicas através do simulador Simodont que permite treinamento prévio em casos clínicos reais nas áreas de prótese, dentística, endodontia, e pediatria, além de destreza manual. As atividades do projeto de extensão incluem o envolvimento dos acadêmicos no funcionamento do laboratório, a busca e discussão de artigos científicos, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e a criação de grupos de estudos para debate. Treinamentos teóricos e práticos modulares supervisionados por docentes são realizados, na qual os participantes assistem as aulas teóricas sobre o universo da simulação na odontologia e ao longo das semanas podem colocar em prática os ensinamentos. Os módulos que abordam diferentes áreas da odontologia são preenchidos pelos alunos conforme interesse e permitem maior contato com os casos e discentes vinculados à especialidade escolhida. A avaliação é feita através de feedback dos professores e questionários de avaliação aplicados ao grupo. Espera-se que o projeto contribua para o aprimoramento do ensino da odontologia, proporcionando uma prática clínica mais segura e eficaz, avaliando também o impacto do uso de simuladores com esse propósito. Conclusão: Por fim, o projeto visa fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade, impactando positivamente na formação dos futuros profissionais de odontologia através do aprendizado por simulação.

Palavras-chave

Dispositivo háptico; realidade virtual educativa; treinamento por simulação
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