Cato na comunidade: estratégia para aumento do apoio social entre escolares do ensino médio em áreas de vulnerabilidade social
Maria Julia Pereira EUZEBIO, Ida Regina Tomaz Carvalho da Silva CAPELA, Gabriela de Figueiredo MEIRA, Ana Virginia Santana Sampaio CASTILHO, Danielle dos Santos D’ ALESSANDRO, Marcelo Salmazo CASTRO, Carlos Eduarde Bezerra PASCOAL, Rharessa Gabrielly Ferreira MENDES, Leonardo de Aguiar TRENCH, Mário Vianna VETTORE, Silvia Helena de Carvalho SALES-PERES
Resumo
Introdução: A promoção de saúde para adolescentes é considerada um meio importante para melhorar as condições de saúde e qualidade de vida, pois as atividades desenvolvidas por esse tipo de estratégia podem ter impacto nos comportamentos adotados no futuro, nesse sentido as escolas podem ser consideradas ambientes suportivos para essas ações. Objetivo: Relatar uma atividade de extensão para aumento do apoio social entre os escolares de ensino médio em área de vulnerabilidade social em Bauru, São Paulo. Método: Três adolescentes foram treinados para aplicar a intervenção para aumento do apoio social com os escolares. A atividade foi realizada durante 7 semanas consecutivas e consistiu: 1 encontro presencial: onde os alunos conheceram os tutores, foram explicadas os objetivos das atividades desenvolvidas. Seis encontros virtuais por meio de conversas no Whatsapp realizada de forma individual). Participaram do estudo 4 turmas de alunos do ensino médio entre 15 a 16 anos de idade. Durante os encontros com os tutores (encontros virtuais via Whatsapp os alunos foram estimulados a falarem sobre como se sentem e os seus problemas relacionados à escola e aos professores, bem como problemas com os familiares e amigos, relatarem dúvidas em relação as disciplinas da escola. Nesse momento, os tutores estimulavam os adolescentes com palavras de apoio, incentivo, atitudes para melhor enfrentamento de situações adversas. Resultados: Inicialmente observou-se baixa autoestima, ansiedade e vergonha na interação com os tutores. Os adolescentes passaram a utilizar o Whatsapp como ferramenta de fonte apoio social nos momentos de dificuldades, nos âmbitos escolares, pessoais ou familiares. Ao longo das semanas foi possível notar a mudança na saúde mental e qualidade de vida. Conclusão: Conclui-se que estratégias para aumento do apoio social devem ser encorajadas no ambiente escolar especialmente nessa população.