Fada do dente e dentão – importância dos personagens lúdicos no aprendizado em saúde bucal
Emily Castro da ROSA, Brenda BOSCHETTI, Lírian Adriana Maria Pereira da SILVA, Maria Luiza Hiromi Iwakura KASAI, Maura Sassahara HIGASI
Resumo
Introdução: A utilização de teatros e dramatização contribui na educação em saúde bucal ao envolver participantes de maneira lúdica e interativa, facilitando a compreensão e retenção de informações. Por meio do lúdico, as pessoas absorvem conhecimento e se adaptam ao mundo, aprendendo a interagir de forma construtiva. Objetivo: O objetivo deste trabalho é relatar como o teatro pode ser uma estratégia no processo de aprendizagem de forma dinâmica e acessível. Método: O projeto “Atenção em Saúde Bucal para Escolares e Comunidade” atende crianças de Londrina em diversas instituições, com aproximadamente 7500 atendimentos/mês. As ações focam na prevenção de cárie dentária e doença periodontal. Foram criadas fantasias como a “fada do dente”, o “dentão” e o “bicho da cárie dentária” para interagir com as crianças, despertando curiosidade e interesse pela saúde bucal de forma divertida e afetiva. Resultados: A comunicação afetiva atrai as crianças e promove mudanças reais na saúde bucal, com fantasias atemporais que capturam a imaginação. Esses personagens permitem um ambiente descontraído e estimulante, facilitando a absorção das informações e tornando a experiência memorável. Palestras criativas e envolventes influenciam positivamente os hábitos de higiene oral, contribuindo para uma melhor saúde bucal na comunidade. Conclusão: A utilização de estratégias lúdicas no projeto mostrou-se eficaz na promoção da saúde bucal entre crianças. Personagens facilitaram a compreensão e retenção de informações, promovendo hábitos positivos de higiene bucal. A comunicação afetiva e os métodos criativos impactaram significativamente a educação em saúde bucal, alcançando um público amplo e melhorando a saúde bucal na comunidade.