Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/65ef4e4da953954e642d53b3
Revista de Odontologia da UNESP
Resumo de Congresso

Preparo de canais achatados com insertos ultrassônicos e protocolos de irrigação final são eficazes na desinfecção intratubular?

Anna Clara CACHONI, Leticia Citelli CONTI, Vanessa Abreu Sanches Marques COSTA, Marco Antonio Hungaro DUARTE, Flaviana Bombarda de ANDRADE, Rodrigo Ricci VIVAN

Downloads: 0
Views: 173

Resumo

Objetivo: Avaliar a capacidade da desinfecção intratubular com preparo químico-mecânico (PQM) modificado realizado com instrumentos endodônticos associados a insertos ultrassônicos acrescidos com protocolos de irrigação final (PIF) testando diferentes substâncias irrigadoras em canais achatados. Método: Cem pré-molares inferiores achatados inoculados com Enterococcus faecalis foram divididos em Grupo Controle (GC: n=10), que não recebeu nenhum preparo no canal, e em grupos teste de acordo com a substância irrigadora utilizada (n=30): Grupo Soro fisiológico (SS), Grupo Hipoclorito de Sódio (2,5% NaOCl) e Grupo Clorexidina (2% CHX). Os espécimes foram preparados com Reciproc® Blue 25/.08 (R25), insertos ultrassônicos Flatsonic® e Clearsonic®, e Reciproc® Blue 40/.06 (R40). Cada grupo teste foi dividido em três subgrupos (n=10), de acordo com o PIF estabelecido: Irrigação Convencional (IC), com cânula e seringa de irrigação; Irrigação Ultrassônica Passiva (PUI) e Irrigação Ultrassônica Contínua (CUI), com inserto ultrassônico Irrisonic®. Os terços cervical e apical dos canais radiculares foram submetidos à microscopia confocal de varredura a laser para quantificar a viabilidade bacteriana presente nos túbulos dentinários. A análise estatística foi realizada pelos testes de Mann-Whitney e KruskalWallis seguidos pelos testes de Dunn (p < 0,05). Resultados: As substâncias irrigadoras NaOCl 2,5% e CHX 2% foram eficazes na desinfecção intratubular do terço cervical independentemente do PIF. O grupo SS apresentou resultados significativos na descontaminação intratubular quando a CUI foi realizada no terço cervical. O NaOCl 2,5% foi mais eficiente na descontaminação do terço apical. Conclusão: O PQM modificado realizado com instrumentos endodônticos associados com os insertos ultrassônicos Flatsonic e Clearsonic acrescidos com os PIF utilizando o NaOCl 2,5% foi promissor na desinfecção intratubular em ambos os terços analisados em canais achatados.

Palavras-chave

Endodontia; Ultrassom; Microbiologia.
65ef4e4da953954e642d53b3 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections