Análise da relevância na aprendizagem prática dos alunos no ensino remoto emergencial na Universidade Federal Fluminense
Pedro Lucas Marinho AQUINO, Juliana Nunes da Silva Meirelles Dória MAIA, Luise Gomes da MOTTA, Karin de Mello WEIG, Thales Ribeiro de MAGALHÃES FILHO
Resumo
Introdução: A necessidade de conter a disseminação da Covid-19 fechou as universidades. O ensino remoto emergencial (ERE) foi implantado e as aulas realizadas de forma on-line. A disciplina de Biomateriais da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (FOUFF) disponibilizou o conteúdo da ementa, inclusive aulas práticas, através de plataformas digitais. Objetivos: Este trabalho teve como objetivo analisar a relevância no processo de aprendizagem das aulas práticas no ERE, a partir da percepção dos alunos, devido à mudança de metodologia de ensino, do presencial para o remoto, e à importância do conhecimento prático na Odontologia. Material e método: O questionário COLLES (Constructivist On-Line Learning Environment Survey) foi utilizado. A avaliação da relevância foi através de quatro perguntas com as opções de resposta quase sempre, frequentemente, algumas vezes, raramente e quase nunca. O formulário enviado por e-mail obteve 33 respostas. Resultados: Na pergunta a aprendizagem é focalizada em assuntos que me interessam, algumas vezes foi a opção mais escolhida. Quanto o que estou aprendendo é importante para a prática da minha profissão, foi quase sempre. Já para, eu aprendo como fazer para melhorar o meu desempenho profissional e o que eu aprendo tem boas conexões com a minha atividade profissional, foi frequentemente. Nenhuma resposta quase nunca foi assinalada. Conclusão: Concluiu-se que as atividades práticas da disciplina de Biomateriais da FOUFF apresentaram relevância no processo de aprendizagem no ERE, visto que as respostas quase sempre e frequentemente juntas obtiveram uma média entre as perguntas de 78,25%.