Desafios e aprendizados do estágio rural em saúde coletiva em tempos de pandemia: experiência dos discentes em odontologia no Amazonas
Carla Rafaela Gomes da SILVA, Keven de Oliveira COSME, Larissa Maria Regis da SILVA, Ellen Cristine de Oliveira SILVEIRA, Rebeca Arce GUILHERME, Shirley Maria de Araújo PASSOS
Abstract
Introdução: o Estágio Rural em Saúde Coletiva (ERSC) desempenha um papel relevante na formação acadêmica ao proporcionar aos estudantes vivências práticas na Atenção Primária à Saúde (APS) em áreas rurais. No contexto da escassez de serviços odontológicos em comunidades remotas, a formação voltada para a APS desempenha um papel importante na promoção da saúde bucal e prevenção de doenças. Objetivos: relatar a experiência dos discentes em odontologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) durante o ERSC, enfocando as dificuldades e barreiras enfrentadas no retorno dos municípios para Manaus, durante a pandemia da Covid-19. Além disso, visa explorar o impacto do estágio na formação acadêmica dos estudantes. Método: os discentes aplicaram conhecimentos teóricos em situações clínicas durante o ERSC, enfrentando os desafios da saúde bucal em contextos rurais. Realizaram procedimentos odontológicos e atenderam às necessidades da comunidade. A experiência foi interrompida pela declaração oficial da pandemia, levando ao afastamento dos alunos das atividades. Resultados: o retorno dos estudantes para a capital Manaus no meio período do ERSC, enfrentou dificuldades logísticas, decorrentes das restrições e protocolos sanitários impostos pela situação pandêmica, houve a interrupção dos transportes rodoviários e embarcações locais. O acesso a Manaus tornou-se complexo, interrompendo as atividades acadêmicas e o acompanhamento dos estudantes por preceptores. Essa interrupção abrupta impactou significativamente na experiência do estágio. Conclusão: o ERSC durante a pandemia apresentou desafios logísticos e limitações de acesso nas áreas rurais do Amazonas. Apesar das dificuldades, a vivência permitiu aos estudantes compreenderem os desafios da APS em áreas rurais, fortalecerem habilidades clínicas e desenvolverem responsabilidade social. O estágio foi fundamental na construção da identidade profissional dos discentes, incentivando o compromisso com a promoção da saúde em comunidades desassistidas.