Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/65e8bdb9a953950ce5403de3
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

O cenário da procura por atendimentos preventivos em uma Universidade Pública

Joana Yasmin Ramos PEREIRA, Aylton VALSECKI JÚNIOR, Silvio Rocha Correa da SILVA, Elaine Pereira da Silva TAGLIAFERRO, Fernanda Lopez ROSELL

Downloads: 1
Views: 185

Resumo

Introdução: O terceiro objetivo da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas em 2015, visa “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades” e, para isso, tem como uma de suas metas o reforço da capacidade de todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, para o alerta precoce, redução de riscos e gerenciamento de riscos nacionais e globais de saúde. O levantamento dos principais motivos que levam pacientes a procurarem atendimento odontológico para os problemas que afetam a saúde bucal da população em geral corrobora com as metas da Agenda 2030, gerenciando os riscos em relação à saúde e melhoria de suas condições de saúde bucal, tanto para procedimentos restauradores como para preventivos e educação em saúde. Objetivos: Este trabalho tem como objetivos identificar os principais motivos da busca por atendimento odontológico em clínica de prevenção de uma Universidade pública e o perfil dos pacientes que procuram atendimento odontológico. Material e método ou Conduta Clínica: Foram analisados, pela estudante, os prontuários clínicos dos pacientes atendidos pela primeira vez em clínica de prevenção de uma Universidade pública, de janeiro de 2022 a junho de 2023. Os dados obtidos foram: idade, gênero e queixa principal. Os dados coletados foram armazenados em planilha Excel e analisados descritivamente. Resultados: Analisou-se 153 prontuários clínicos dos pacientes atendidos na referida clínica, com idades entre 1 e 41 anos, na sua maioria crianças ou adolescentes. As principais queixas encontradas foram cárie (23%) e dor (16%), enquanto a queixa de prevenção teve índices reduzidos (4%). Conclusão: Conclui-se que os motivos de busca ao atendimento odontológico, mesmo em uma clínica de prevenção continua sendo cárie e dor, ou seja, quando o paciente já encontra-se com a doença e não por prevenção, assim ações educativas do cuidado em saúde para esta população deve ser realizado.

Palavras-chave

Comportamento de procura de cuidados de saúde; Prevenção de doenças; Odontologia. 
65e8bdb9a953950ce5403de3 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections