A importância de atividades lúdicas no desenvolvimento de hábitos de higiene bucal em crianças
Raíssa Eduarda de Oliveira VIANA, Maria Gabriela Valin RODRIGUES, Marianne Souza BOM, Fabiana Giuseppina Di Campli REGNAULT, Angélica Aparecida de OLIVEIRA, Rafaela Aparecida CARACHO, Daiana da Silva MARTINS, Isabella Claro GRIZZO, Fernanda Lyrio MENDONÇA, Franciny Querobim IONTA, Letícia Maria Pereira TEIXEIRA, Daniela Rios HONÓRIO
Resumo
Introdução: A cárie dentária é uma doença multifatorial e dinâmica, relacionado ao consumo de açúcar que resulta na disbiose do biofilme dentário, tornando-o cariogênico, ou seja, capaz de produzir ácidos que desmineralizam as estruturas dentárias. Embora conhecida sua etiologia, constitui uma doença de alta prevalência e impacto social. Por meio de uma boa higiene bucal e modificação alimentar reduzindo-se o consumo de açúcar é possível prevenir e tratar cárie em crianças. Visando-se motivar hábitos de higiene oral, a educação em saúde bucal é uma boa opção. Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar atividades lúdicas realizadas em uma creche, promovendo orientações de higiene bucal e dieta saudável para as crianças com intuito de promover saúde bucal. Material e método: O projeto foi realizado na Creche Dr. Leocádio semanalmente baseado na filosofia de mínima intervenção. Dentre as atividades realizadas é possível citar a “corrida de alimentos bons e ruins”, “amarelinha do dentista” e “escovando os dentes do jacaré”. Na primeira, com a ilustração de um alimento em mãos a criança deve correr até a caixa correspondente “Alimentos bons” ou “Alimentos ruins” e inserir o alimento. Na amarelinha do dentista primeiro é feito um sorteio com uma roleta, de acordo com as opções “pergunta”, “passo a vez” e “amarelinha”, a criança é convidada a interagir com a brincadeira de amarelinha ou responder a perguntas relacionadas aos dentes e a higiene oral. Por fim, na brincadeira “escovando os dentes do jacaré” as crianças são convidadas a realizar em um jacaré de Espuma Vinílica Acetinada (E.V.A.) os movimentos com uma escova igual seriam idealmente realizados em boca. Resultados: As atividades geraram nas crianças maior familiaridade e aceitação da escovação na rotina. Além disso, conceberam melhor consentimento aos docentes sobre o consumo do açúcar. Conclusão: Conclui-se que a execução de atividades lúdicas com caráter educativo em saúde oral é promissora para o desenvolvimento de hábitos de higiene bucal ideias.