Museu odontológico virtual: acessibilidade através das telas
Leticia Sousa BRANDÃO, Vitória Lopes MIRANDA, Gabriel Almeida de BARROS, Larissa Bastos CIOLIN, Yuri Marques SASSAROLI, Lucca Alves Ferreira Villela de ANDRADE, Fábio Luiz Camargo Villela BERBERT
Resumo
Introdução: Os museus são ambientes de conexão entre o passado, presente e futuro. E com os avanços da tecnologia temos o incrível poder de acessar, obter conhecimento em instantes e nos transportar figurativamente para novos espaços e lugares. O MUSEU ODONTOLÓGICO VIRTUAL WELLINGTON DINELLI conta com um acervo de aproximadamente 3.000 peças ricas de cultura. Objetivos: Procura-se ativamente disseminar e compartilhar a história da odontologia, evidenciando a evolução da profissão no transcorrer do tempo com o mais amplo público possível, através da internet. Busca manter viva a história da Odontologia e possibilitando assim, uma visita ao nosso acervo com interatividade com o público por meio das redes sociais. Material e método ou Conduta Clínica: O acervo digital conta com uma extensa diversidade de conteúdos e registros fotográficos de sete unidades da Unesp que já se encontram disponíveis e de livre acesso. Diante disso, a plataforma digital foi um recurso utilizado, para que o acervo online do Museu de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara pudesse se tornar uma realidade e alcançar mais pessoas. Este, por fim, é constituído de postagens com os registros fotográficos das peças odontológicas. Resultados: Com base no controle de visitas, nota-se que o museu virtual não é do conhecimento da grande parte dos que o frequentam de forma presencial. Dessa forma os voluntários que auxiliam nas atividades do acervo buscam pelas redes sociais no Instagram, no Facebook, bem como no portal da UNESP, onde há postagens de fotos e vídeos do acervo compondo o museu virtual, divulgando o mesmo com o intuito de levar essa experiência de forma remota. Conclusão: Torna-se essencial a valorização dos museus para a promoção de atividades, não só através das visitas escolares, mas também para o público em geral. Além disso, a inserção da tecnologia nos museus, pode facilitar o processo de apropriação do conhecimento científico pelo visitante, pois ao tentar representar o real cria-se uma nova realidade