Tabulação e pré-processamento de dados na construção de um modelo de aprendizagem para manejo comportamental em odontopediatria
César Augusto Moreira DOMINGUES, Maria Vitória Peres Lemos BUENO, Rodrigo RODRIGUES, Daniela Barroso Silva de OLIVEIRA, Leandro Araújo FERNANDES, Daniela Coelho de LIMA, Gabriel Rodrigo Gomes PESSANHA, Heloisa de Sousa GOMES
Resumo
Introdução: A compreensão do perfil comportamental dos pacientes é fundamental para o tratamento odontopediátrico. Nesse sentido, as inteligências artificiais podem se revelar grandes aliadas dos clínicos. Objetivo: O projeto visa o desenvolvimento de uma máquina de aprendizagem na odontopediatria para gerenciamento do comportamento infantil. Assim, o objetivo desse trabalho foi a realização da primeira etapa para a construção do modelo, que compreende o pré-processamento e análises estatísticas. Método: Inicialmente, foram coletados dados através de entrevistas presenciais com a utilização de questionários validados, como as Escalas Visual Analógica (EVA), para a percepção do cirurgião dentista quanto ao estresse da criança, e a comportamental de FRANKL, para a avaliação do profissional quanto ao comportamento do paciente. A seguir, eles foram tabulados através do Microsoft Excel e submetidos ao pré-processamento para garantir sua qualidade e coerência. Resultados: Foram tabulados dados de 97 pacientes, no entanto, 3% (N=5) deles estavam com as fichas incompletas, então foram catalogados e uma equipe ficou responsável por contatá-los a fim de coletar os dados faltantes. Por fim, 18 questões do questionário socioeconômico de Jarman (1983) foram codificadas numericamente, incluindo as possíveis respostas, tornando-a acessível ao software. Como resultado preliminar, foi verificado através do teste de Kruskal Wallis que há correlação significativa entre o estresse percebido pelo cirurgião dentista e o comportamento da criança (P=0,01). Conclusão: A tabulação e o tratamento dos dados coletados prepararam os dados para a posterior aplicação na seleção das variáveis e treinamento de uma rede neural com o intuito de prever condições comportamentais nas crianças atendidas na clínica de odontopediatria da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), podendo trazer benefícios significativos para a odontologia, melhorando a experiência dos pacientes infantis e contribuindo para a saúde bucal a longo prazo.