Reaboral: projeto reabilitação oral a comunidade carente na UFPI
Renata Ellen Silva SANTOS, Emanuelle Sampaio ARAÚJO, João Paulo Silva FERREIRA, Tásya Freire ARAÚJO, Valdimar da Silva VALENTE, Stella de Noronha Campos MENDES
Resumo
Introdução: A Odontologia atual ainda é reflexo do recurso clÃnico curativo baseado em soluções mutiladoras e essa realidade gera uma grande demanda de pacientes com necessidades reabilitadoras. Pensando nisso, em 2006, foi criado o projeto de extensão Reabilitação Oral da UFPI, visando o atendimento reabilitador de qualidade para a comunidade carente, ao mesmo tempo que proporciona ao acadêmico o aprofundamento teórico-prático nas disciplinas ministradas na universidade e uma visão integrada do paciente, levando também em consideração a história deste. Objetivos: Apresentar a integração do ensino-comunidade em uma extensão promovida pelo curso de Odontologia da UFPI. Método: O projeto é desenvolvido por professores da universidade e discentes internos que se disponibilizam a atender pacientes da comunidade, sendo o total de 8 professores e 17 discentes participantes. Os discentes se organizam preferencialmente em duplas e são acompanhados por um professor-orientador. Cada dupla/aluno atua durante um turno semanal para atendimento de pacientes extra disciplinas. O serviço conta com atendimento nas áreas da endodontia, periodontia, cirurgia, dentÃstica, prótese dentária e implantodontia. Além do que é oferecido nas dependências da universidade, casos que necessitam de planejamento digital são encaminhados a um consultório externo oferecido pelos professores-coordenadores da extensão, dando ao aluno a oportunidade do contato com a odontologia digital ainda na graduação. Por fim, acontecem mensalmente reuniões via google meet para a discussão dos casos realizados. Resultados: Estão sendo executados tratamentos de adequação do meio, tratamentos endodônticos, cirurgias, confecção de próteses totais, parciais removÃveis, parciais fixas, sobre implante e placas oclusais, alguns destes através do fluxo digital. Conclusão: A extensão contribui para o ensino e aprendizagem enquanto proporciona aos pacientes a oportunidade de reestabelecer estética e função através de um atendimento de qualidade.