Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/65d8a5ada9539542f8365594
Revista de Odontologia da UNESP
Resumo de Congresso

Percepções de professoras de centro de educação infantil (CEI) sobre fortalezas e potencialidades das atividades extensionistas

Giovana Cunha STECA, Lívia Airy SEMOTO, Sofia Regina Lorentz CORLASSOLI, Lucimar Aparecida Britto CODATO

Downloads: 0
Views: 250

Resumo

Introdução: As ações extensionistas são relações de troca, nas quais o ensinar e aprender são compartilhados entre a comunidade, estudantes e professores. Possibilitam a articulação de diálogos construtivos, a partilha de conhecimentos e vivências, e o contato com diferentes demandas e realidades sociais. Objetivo: Este trabalho objetiva apresentar as percepções de professoras atuantes em um Centro de Educação Infantil (CEI) sobre as fortalezas e potencialidades das atividades extensionistas. Método: Realizou-se um estudo de natureza qualitativa intrínseco ao Projeto de Pesquisa “Percepções de professoras de Centro de Educação Infantil sobre atividades extensionistas”, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos da Universidade Estadual de Londrina, com código CAAE 67725123.3.0000.5231. Participaram dessa pesquisa 14 professoras do CEI, após assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). A coleta de dados se deu através de entrevistas abertas, que foram gravadas e transcritas, garantindo o anonimato das participantes. Resultados: A pesquisa revelou que a utilização de abordagem adequada associada a comunicação compreensível e motivadora durante as ações extensionistas são pilares para a assimilação e apropriação dos conteúdos pelas crianças integrantes do CEI. Chamou a atenção a continuidade dada aos temas trabalhados nas ações extensionistas no cotidiano das crianças. Assim, o planejamento em conjunto dessas atividades desvela-se como importante ferramenta para conhecimento das demandas e alinhamento das necessidades da escola. Para as entrevistadas, as crianças, ao entenderem e se apropriarem de questões relativas à autocuidado, podem ser agentes de promoção de saúde em seus núcleos familiares. Conclusão: Para as entrevistadas, as atividades extensionistas agregam valor à formação integral das crianças, desde que utilizem instrumentos compatíveis com o grau de entendimento das crianças e que despertem atenção e curiosidade.

Palavras-chave

Integração social; Pesquisa qualitativa; Educação infantil.
65d8a5ada9539542f8365594 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections