Revista de Odontologia da UNESP
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Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Vivência de um projeto inclusivo na odontologia

Emanuele Moreira NERES, Tânia Harumi UCHIDA, Lírian Adriana Maria Pereira da SILVA, Maura Sassahara HIGASI

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Resumo

Introdução: A definição de pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência- Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015: Art. 2º considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Na saúde indivíduos assim são chamados de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE). Objetivos: O proposito deste trabalho é relatar as ações do Projeto “Atenção em saúde bucal para escolares e comunidade” que tem o objetivo de promover um conjunto de ações de saúde odontológica, no município de Londrina – PR. Dentre as escolas envolvidas estão as especiais como: ILECE, ILES, APAE, entre outras, com a faixa etária atendida do o bebê até o idoso. Material e método ou Conduta Clínica: Durante as ações do projeto são realizadas palestras educativas onde são utilizados macromodelos, livros didáticos interativos, são distribuídos kits de higiene oral (escova, fio dental e dentifrício) para a realização da escovação supervisionada. Resultados: A disseminação do conhecimento teórico a respeito da saúde bucal adquirido pelos discentes para o público-alvo é realizada de maneira didática e contextualizada de acordo com cada realidade. A atenção à saúde oral para PNE necessita de um manejo diferente, devido às características determinadas por cada deficiência. Conclusão: É necessário valorizar projetos que abrangem PNE, com ações de promoção da saúde odontológica que apresentem estratégias que visem reduzir as doenças bucais mais prevalentes, como a cárie dental e a doença periodontal. As atividades desenvolvidas pelos extensionistas impactam diretamente a qualidade de vida desses indivíduos estimulando autonomia e hábitos saudáveis. Assim como enfrentar a realidade de um atendimento odontológico especializado para PNE impacta a vida do discente o tornando mais preparado e humanizado.

Palavras-chave

Educação em saúde bucal; Promoção da saúde; Relações comunidade instituição.
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