Materiais educativos, sua confecção e importância em um projeto de extensão: relato de experiência
Emanuele Moreira NERES, Izabela Aires MACHADO, Lucimar Aparecida Britto CODATO
Resumo
Introdução: Atividades extensionistas favorecem a interação e compartilhamentos de conhecimentos entre acadêmicos e a comunidade. Somado ao fato que possibilitam o aprendizado ativo dos estudantes por meio da observação e atuação no concreto vivido das ações desenvolvidas. Assim, para estudantes da área de saúde, a participação em projetos de extensão, pode auxiliar a prática da humanização da atenção, o entendimento ampliado do processo saúde-doença e proatividade para dar respostas positivas às demandas identificadas. Objetivo: Este trabalho relata a confecção de materiais educativos em saúde em um projeto de extensão para desenvolver e facilitar a comunicação com o público alvo representado por crianças de 0 a 4 anos e seus pais, responsáveis, cuidadores e professores, de maneira clara, objetiva e efetiva. Método: O primeiro passo do processo é um planejamento prévio de cada ação, a partir dos temas e objetivos a serem alcançados. Em seguida, são definidos os materiais que serão elaborados e estratégias de comunicação. Posteriormente, são elencados os recursos disponíveis e os indisponíveis, ou seja, aqueles que deverão ser providenciados para a sua produção. A confecção propriamente dita necessita de reflexões prévias a respeito das necessidades, estratégias e demandas do público alvo. Neste processo, planeja-se também o tempo necessário e os horários que são viáveis para que os estudantes se reúnam para a confecção dos materiais educativos. Resultados: Cada material confeccionado busca apoiar o tema que está sendo trabalhado em cada atividade extensionista. A identificação da realidade e das demandas existentes aliadas aos planejamentos prévios, são pilares para o desenvolvimento das atividades. currículo acadêmico tradicional. Conclusão: A elaboração e utilização de materiais educativos em atividades extensionistas favorece a comunicação e o alcance dos objetivos das ações propostas. Destacase que a criação de materiais educativos abre a possibilidade para o estudante pensar e criar algo novo, para além do currículo tradicional.