Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/64497b1ca953956a34178ac3
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Divulgação de vídeos sobre a sequência clínico-laboratorial de próteses dentárias removíveis através do YouTube e redes sociais

Paula Ferraz ANDRADE, Bianca Tavares RANGEL, Susan SASSAKI, Klaryssa Akemi de Araújo KITAMOTO, Isadora Padro CANO, Amanda Aparecida Maia Neves GARCIA, Carolina Yoshi Campos SUGIO, Anna Clara Gurgel GOMES, Janaína Gomes MACIEL, Andréa Lemos Falcão PROCÓPIO, Karin Hermana NEPPELENBROEK

Downloads: 0
Views: 342

Resumo

Introdução: As disciplinas de Prótese requerem, além do conhecimento teórico, treinamento e destreza manual. Apesar de todo preparo em sala de aula e laboratórios, os alunos sentem dificuldades ao se depararem com casos reais dos pacientes na clínica. Diante disso, desde 2013, têm sido produzidas vídeoaulas por uma equipe composta por graduandos, pós-graduandos e um técnico em Prótese Dentária, sob a supervisão de uma docente, com o objetivo de demonstrar o passo a passo de diversos procedimentos clínico-laboratoriais relacionados às próteses removíveis. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi produzir materiais didáticos com recursos audiovisuais sobre planejamento e desenvolvimento das etapas de confecção de próteses dentárias removíveis e divulgar os conteúdos produzidos a graduandos por meio de plataformas digitais. Material e método: Para guiar a confecção das videoaulas, foram produzidos roteiros explicativos e detalhados contendo a sequência clínica e fases laboratoriais para confecção de próteses removíveis. Após correções e discussões com a supervisora do projeto, as videoaulas foram gravadas, editadas e divulgadas por canal do YouTube e redes sociais. Resultados: Os conteúdos produzidos têm recebido um feedback altamente positivo por meio de comentários e sugestões realizados não apenas pelos graduandos da comunidade interna (FOB-USP), mas também por graduandos de outras instituições, pós-graduandos, cirurgiões-dentistas e técnicos em Prótese Dentária, incluindo alunos e profissionais de outros países da América Latina. Devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, aumentaram-se as lacunas do aprendizado entre o conteúdo teórico sua aplicação prática. Nessa ocasião, as videoaulas foram ainda mais acessadas para auxiliar o aprendizado dos alunos e consolidar conceitos essenciais para a rotina clínica. Conclusão: Considerando o feedback positivo recebido, conclui-se que a ferramenta tem sido benéfica, atendendo aos objetivos propostos.

Palavras-chave

Prótese parcial removível; prótese total; material didático.
64497b1ca953956a34178ac3 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections