Histogram UFRN: uma ferramenta virtual para o ensino da histologia em tempos de pandemia
Anderson Kaian de Lima MANIÇOBA, Maria Carolina Magalhães de CARVALHO, Brenda Larissa da Rocha FORTE, Stefanny Danielle da Silva COSTA, Fellipe Matheus Rodrigues ROMÃO, Pedro Paulo de Andrade SANTOS
Abstract
Introdução: A pandemia da COVID-19 evidenciou a necessidade de ampliar o acesso à informação por intermédio de ferramentas virtuais. Paralelo a isso, a extensão universitária viabiliza a interação entre a universidade e a sociedade, constituindo um recurso democrático e instrumentalizador. Objetivo: Apresentar as ações desenvolvidas pela extensão universitária “Histogram UFRN” durante a pandemia da COVID-19 para a difusão de conhecimentos associados à histologia. Material e método: Trata-se de um relato de experiência das atividades desempenhadas pelos extensionistas do projeto, discentes do curso de Graduação em Odontologia. Para tal, de maneira lúdica, didática e acessível, foram desenvolvidas publicações para a plataforma virtual Instagram. A iniciativa é responsável fornecer suporte a discentes e a docentes de instituições de ensino nacionais e internacionais, além de diminuir dúvidas da população em geral acerca do estudo da histologia e suas interrelações com áreas afins do conhecimento. Resultados: Por meio da elaboração de posts, stories, desenhos, vídeos, enquetes, tira-dúvidas e gincanas, destaca-se a importância da histologia para a vida e cotidiano das pessoas, de forma a desmistificá-la. Atua-se na construção, elucidação e disseminação de conhecimento, incentivando não só o interesse do público em geral pela ciência, mas também a instrumentalização dos extensionistas como agentes transformadores e propagadores do saber científico. Conclusão: A ação proporciona contribuições individuais, educacionais e sociais, auxiliando a valorização da educação pública, gratuita e de qualidade. Ademais, o projeto favorece a difusão de conhecimento de forma multidirecional, interdisciplinar, dinâmica e comunicacional.