Experiência de 20 anos do projeto de extensão de clareamento dental da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais
Rafaela Brito RIBEIRO, Sávio Morato de Lacerda GONTIJO, Ivan Doche BARREIROS, Juvenil Alves Neves Diniz FERREIRA, João Batista NOVAES JÚNIOR, Francisca Daniele Jardilino SILAMI
Abstract
Introdução: Iniciado em 2001, o projeto de extensão de Clareamento Endógeno e Exógeno atende aos pacientes que se sentem insatisfeitos com a cor de seus dentes e que buscam um sorriso mais harmônico. O clareamento dental tornou-se um dos tratamentos dentários mais solicitados pelo público, motivados pela angústia causada pelas pressões para se enquadrar aos padrões estéticos socialmente impostos. Objetivos: Proporcionar condições técnicas e científicas aos alunos no uso dos materiais para diversos tipos de clareamento dental e microabrasão. Dar acessibilidade a população a tratamentos odontológicos estéticos específicos. Material e método: O projeto funciona na Faculdade de Odontologia da UFMG, com atendimento ao público, por demanda livre e totalmente gratuito, no período do calendário escolar. Antes de iniciar as atividades clínicas dos alunos é realizada uma aula teórica abordando as técnicas de clareamento dental exógeno e endógeno e demonstrações clínicas das diferentes técnicas pelos professores. O atendimento clínico ao público em geral é realizado pelos alunos da graduação dos 9o e 10o períodos sobre a supervisão dos professores, para que os alunos executem os diversos tipos de técnicas clareadoras, conforme indicação de cada caso, aprendida anteriormente. Resultados: Nos últimos 20 anos foram atendidos pelo projeto cerca de 2000 pacientes por 926 alunos que participaram do projeto. O projeto também é gerador de publicações acadêmicas sendo estas em revistas de âmbito nacional e internacional. Em 2002 e 2016, textos foram publicados na Revista Journal Dental Research e Operative Dentistry, respectivamente. Nos anos de 2001, 2004, 2005 e 2007, resumos foram publicados em anais de congressos. Em 2011 e 2013 foram publicados dois artigos na Revista Arquivos em Odontologia e FuIl Dentistry in Science, respectivamente. Conclusão: O projeto é essencial, posto que atende uma comunidade que normalmente não teria acesso aos serviços oferecidos e promove a integração dos alunos com a comunidade e estimula o aprendizado.