Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/61d728d4a9539568265aeb54
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Perfil dos universitários interessados em participar do projeto Metamorfose da UNIFAL/MG

Introdução: A importância da inserção do jovem em atividades frente às quais ele se sente acolhido e que estimulam a promoção de saúde, é um diferencial no que concerne às esferas do desenvolvimento humano. O projeto de extensão Metamorfose visa a integração entre universitários da UNIFAL-MG e adolescentes da comunidade. Objetivos: Apresentar o perfil de universitários interessados em ingressar neste projeto. Material e método: Para a seleção dos candidatos foi efetuado uma divulgação virtual por meio da rede social Instagram em um link do Google Forms. Resultados: Obtivemos 71 candidatos, com idade média de 22 anos, ingressos em diferentes cursos, tais como Odontologia (67,2%), Biomedicina (1,6%), Ciências Biológicas (1,6%), Farmácia (13,1%), Fisioterapia (6,6%), Nutrição (4,9%), Química (1,6%), Biotecnologia (1,6%) e Enfermagem (1,6%). Dentre as palavras-chave mais recorrentes no tocante ao motivo do candidato estar concorrendo à vaga destacam- se: contribuir (47,5%), vivenciou uma adolescência conturbada (40,9%) e aprender (11,4%). Cerca de 63,9% dos indivíduos alegaram não terem experiências prévias em participar de projetos de extensão. Além disso, 95,1% dos participantes pontuaram gostar de trabalhar em grupo, bem como atuar em meio às redes sociais. Quando questionados acerca de como poderiam contribuir com o projeto, 37,7% declararam que o compartilhamento de experiências seria a forma ideal, além de características como criatividade (29,5%), comunicação (24,6%) e trabalhar em grupo (8,2%). Os candidatos também apresentaram como principais habilidades: comunicação (65,6%), proatividade (16,4%), trabalhar em equipe (9,8%) e empatia (8,2%). E por fim, 95,2% relataram gostar de novos desafios e se sentem motivados (21%) e com vontade de aprender mais sobre o mesmo (32,3%). Conclusão: Frente ao exposto pôde-se identificar um expressivo interesse entre os candidatos em ingressar no projeto com o intuito de contribuir com o processo de construção de saberes e troca de experiências desse ciclo de vida.

Adolescentes; relações comunidade-instituição; avaliação da capacidade de trabalho
61d728d4a9539568265aeb54 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections