Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/61d723c4a95395669656eab4
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Ações extensionistas em uma Universidade Pública brasileira: qual o perfil dos acadêmicos ingressantes do Projeto Metamorfose?

Hevellyn Carolini Ferreira de SOUZA, Ana Beatriz MATUMOTO, Michelle Costa TEIXEIRA, Taylor MARQUES, Amanda Alves LEÃO, Iasmim Renó Jorge MOREIRA, Igor Henrique Buscain de ALMEIDA, Ana Clara Baldini FABRI, Ronieli de Oliveira SILVA, Maria Vitória dos Santos FERRONATO, Heloísa de Sousa GOMES, Daniela Coelho de LIMA

Downloads: 0
Views: 446

Abstract

Introdução: A adolescência é um período perpetuado por sentimentos em demasia, e que o indivíduo se empenha em afirmar sua própria identidade, enfrentando situações conflituosas. Objetivos: Evidenciar a rede de cuidados com a saúde (geral e bucal) dos adolescentes no âmbito dos discentes de Odontologia da UNIFAL/MG. Material e método: Para avaliação do perfil dos ingressos no projeto de extensão intitulado “Metamorfose” foi aplicado um formulário virtual por meio da plataforma do Google Forms. Resultados: As atividades foram iniciadas em 2021 de forma remota entre os integrantes do projeto e virtual por meio do Instagram e Facebook. Ao total têm-se 24 participantes sendo 21 discentes, dentre eles 1 bolsista, e 3 docentes. Dentre os acadêmicos ingressos no processo seletivo, a média de idade foi de 22 anos, provenientes de diversos cursos, sendo 61,8% pertencentes a Odontologia. Quando questionados acerca de suas principais expectativas em relação ao projeto, as respostas mais prevalentes foram referentes a contribuir (47,6%), aprender (28,6%) e crescimento pessoal (23,8%). No que concerne ao número de seguidores em meio às redes sociais, têm-se 710 seguidores no Instagram e 200 no Facebook. Até o presente momento, foram publicadas 21 postagens, em ambas as redes sociais, com os seguintes temas: Caderneta do Adolescente, Olimpíadas 2021, Dicas de aplicativos para organização, Dicas de livros, Indicações de filmes e séries, Dicas de playlists, Uso excessivo do celular, Setembro amarelo, Inteligência emocional, Alimentação saudável e receitas, Pobreza menstrual, Dia do Professor, Saúde bucal, ENEM, Meditação, Importância do esporte na saúde, Dia da Consciência Negra e Álcool na adolescência e seus malefícios. Até o presente momento foram realizadas 12 reuniões virtuais com a equipe. Conclusão: Espera-se que a participar dos assuntos abordados os alunos de Odontologia tenham um maior aprendizado no contexto da atenção à saúde geral e um aprofundamento nos cuidados com a saúde bucal no que concerne ao período da adolescência.

Keywords

Hebiatria; rede social; promoção da saúde.
61d723c4a95395669656eab4 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections