Descarte de resíduos provenientes de procedimentos odontológicos: orientação a novos usuários
Maria Clara Miqueletti BORIM, Andréa GONÇALVES, Camila PINELLI, Marcelo GONÇALVES, Oscar Fernando Muñoz CHÁVEZ, Silvia Aparecida de Souza ADALBERTO, Beatriz Peron BORTOLETTO, Kaori Beatriz SOBUE, Mariana de Carvalho PEREIRA, Victoria Aparecida de Souza BAZAN, Victoria Rech de CASTRO, Bianca DELGADO, Thalita MENDES, Giovanni CUNHA, Lilian Caldas Quirino de ALMEIDA, Marcos Dimas OLIVI, Antonio MEDEIROS FILHO, Thelma Aparecida GOMES, Priscila Gabriela Gentile CONSOLARO
Resumo
O Projeto de Extensão: “Descarte de resíduos provenientes de procedimentos odontológicos: orientação a novos usuários” foi elaborado visando uma abordagem sobre sustentabilidade e descarte consciente para os alunos de graduação que estão iniciando as atividades clínicas na Faculdade de Odontologiade Araraquara (FOAr)–UNESP; além de fornecer orientações aos usuários dos serviços de saúde da FOAr por meio de rodas de conversa sobre descarte correto de lixo e reciclagem, utilizando folders cedidos pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE do município de Araraquara. Portanto, o objetivo geral está sendo orientar estudantes de Odontologia sobre o descarte de resíduos provenientes do atendimento odontológico. Após rodas de conversa, durante as atividades clínicas das disciplinas de Radiologia, os alunos do segundo e terceiro ano da FOAr, receberam orientação sobre o que deveria ser descartado no lixo comum e no lixo contaminado. Os cestos de lixos foram/estão sendo fotografados ao final das clínicas e os registros estão sendo arquivados no Google Drive e no Excel. O Projeto encontra-se em andamento, e ao final deste semestre, nova roda de conversa será realizada enfocando o descarte de resíduos em uma clínica odontológica privada e ainda neste dia, fotos dos descartes serão mostradas a todos a fim de que possamos verificar o que pode ser melhorado a fim de ser implantado em 2020 nas demais clínicas da FOAr. Pudemos observar até o momento que o descarte incorreto pelos alunos nas atividades clínicas é insignificante.