Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/5c644ba30e8825d156d4e49d
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Uso de material bioativo em dente afetado pela hipomineralização molar-incisivo: relato de caso

Downloads: 1
Views: 858

Resumo

RESUMO: A Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI) é um defeito qualitativo do esmalte de etiologia multifatorial que afeta os primeiros molares permanentes, podendo estar associado aos incisivos e o seu tratamento depende da severidade, extensão e localização do defeito. A Biodentine é um material bioativo a base de silicato de cálcio indicado para substituir a dentina e restaurar de forma temporária ou permanente lesões de cárie dentária ou defeitos de desenvolvimento do esmalte. Objetivo: Reportar um caso da utilização de um material bioativo para restauração de um dente severamente afetado pela HMI. Paciente do sexo feminino de 9 anos de idade apresenta uma hipomineralização no dente 36 com perda de estrutura dentária comprometendo mais de 2/3 da superfície oclusal, vitalidade pulpar, acúmulo de biofilme, ausência de sintomatologia dolorosa e sem alteração radiográfica periapical. Foi realizada remoção do tecido cariado com cureta afiada e o dente previamente anestasiado. A manipulação da Biodentine (Septodont, França) foi de acordo com as instruções do fabricante. O material foi inserido na cavidade com auxílio de aplicador e recoberto com cimento de ionômero de vidro (CIV) de alta viscosidade. Após 30 dias, o CIV foi removido e a Biodentine foi rebaixada para realização de restauração direta em resina composta. O caso foi proservado por 6 meses e foi possível observar integridade estrutural do dente e da restauração, ausência de sintomatologia e alteração radiográfica. O resultado clínico e radiográfico obtido com a Biodentine é encorajador para seu uso em casos severos de HMI que acometem dentina.

Palavras-chave

Hipomineralização; Cárie Dentária
5c644ba30e8825d156d4e49d rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections