Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/5a4fab5b0e8825f34334f26c
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Abordagem cirúrgica e protética para reabilitação oral de paciente com exibição gengival excessiva e sorriso alto

de Oliveira VA, Calixto RFE, Faleiros FBC, Marangoni EC, de Medeiros FRM, Wady AF, Paleari AG

Downloads: 10
Views: 1533

Resumo

A reabilitação oral de pacientes por meio de próteses fixas totais sobre implantes ainda é um grande desafio, principalmente quando se trata de adultos jovens com sorriso alto e exposição excessiva de tecido gengival. O objetivo desse estudo é descrever as abordagens cirúrgica e protética para a reabilitação oral de uma paciente parcialmente edêntula que apresentava excesso vertical de maxila, com exposição excessiva de gengiva durante o sorriso. Após exames clínico e radiográfico, realizou-se enceramento diagnóstico para determinar a posição ideal dos dentes anteriores em relação ao nível do lábio durante o repouso, à linha alta do sorriso e ao nível ósseo. Optouse pela exodontia dos dentes remanescentes e realização de ostectomia maxilar, considerando a posição ideal dos dentes anteriores para que houvesse a diminuição da exposição dos mesmos durante o sorriso. Após a realização da cirurgia pré-protética, foram instalados 6 implantes no osso maxilar remanescente e uma prótese total provisória imediata, que permaneceu em posição até o término do período de osseointegração. Posteriormente, como forma de reabilitação, planejou-se a confecção de uma prótese total fixa maxilar do tipo protocolo, de modo que a junção prótese-rebordo residual ficasse acima da linha alta do sorriso. Conclui-se que a ostectomia préprotética e o tratamento por meio de uma prótese tipo protocolo permitiram uma solução eficaz e previsível do caso, gerando um resultado estético e funcional muito favorável para o paciente.

Palavras-chave

Prótese e implante, ostectomia maxilar, sorriso.
5a4fab5b0e8825f34334f26c rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections