Revista de Odontologia da UNESP
https://revodontolunesp.com.br/article/5a4e76350e8825747434f278
Revista de Odontologia da UNESP
Congress Abstract

Análise longitudinal dos acidentes perfurocortantes na clínica-escola do UNIFEB

Esteves LMB, Pires JR, Barroso EM, Santos FS

Downloads: 3
Views: 1049

Resumo

Introdução: As lesões percutâneas advindas de exposição ocupacional com material biológico são consideradas fatores de riscos associadas à transmissão de patógenos entre os profissionais de saúde, em especial os cirurgiões-dentistas e discentes. Na odontologia, os acidentes são frequentes em decorrência do trabalho contínuo com instrumental pontiagudo e cortante, um campo de visão restrito e sujeito a movimentação inesperada do paciente. Metodologia: Trata-se de um estudo retrospectivo realizado por meio de consulta de fichas de notificações dos acidentes perfurocortantes ocorridos no período de 2006 a 2016 no curso de odontologia do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Os dados coletados foram analisados com o auxílio do software Excel e expressos por meio de estatística descritiva, em frequências relativas. Resultados: Em 10 anos, foram analisados os 2952 alunos, resultando em 80 notificações de acidentes perfurocortantes, aproximadamente, 3% do total. A frequência de acidentes teve maior ênfase ao sexo feminino com 72,5%, no terceiro ano de graduação com 68,8 %. A disciplina de maior destaque foi a Clínica Integrada com 47,5 %. Os procedimentos ficaram em 60% com ausência de descrição. Sessenta e nove porcento dos casos analisados apresentaram material perfurocortante como causa, porém não identificaram-o. Conclusão: Diante do encontrado, preconizamos a implementação de uma nova ficha com o intuito de manter claro e conciso a problemática sofrida pelo acidentado e o resguardo da Instituição diante do acontecido.

Palavras-chave

Acidentes ocupacionais, notificação de acidentes de trabalho, biossegurança.
5a4e76350e8825747434f278 rou Articles
Links & Downloads

Rev. odontol. UNESP

Share this page
Page Sections